Topo

MMA


Brasileiros do UFC não batem peso, e empresário culpa voos longos

Jonh Lineker, mais uma vez, não conseguiu superar a balança - Josh Hedges/Zuffa/Getty
Jonh Lineker, mais uma vez, não conseguiu superar a balança Imagem: Josh Hedges/Zuffa/Getty

Guilherme Dorini

Do UOL, em São Paulo

30/09/2016 15h05

Três brasileiros não bateram o peso para o UFC Portland, na pesagem oficial do evento, que acontece neste final de semana. John Lineker, que fará a luta principal do evento contra John Dodson, não conseguiu ficar dentro do limite do peso-galo (até 61,7 kg), enquanto Alex Cowboy decepcionou nos leves (70,3 kg) e Hacran Dias nos penas (66,2 kg). Segundo Alex Davis, empresário dos dois primeiros, o voos longos até a cidade norte-americana prejudicaram os lutadores na balança.
 
"Todos os brasileiros tiveram dificuldade para bater o peso hoje (sexta). As viagens foram muito longas: foram nove horas de voo até Miami, mais sete horas de viagem até Portland. Voos longos incham as pessoas e esse inchaço é mais difícil de se tirar", explicou Alex Davis em contato com o UOL Esporte.
 
Cowboy, que enfrenta Will Brooks, marcou 73,3 kg, quando o limite de sua categoria é 70,3 kg. "O Cowboy, quando chegou aqui, não conseguia diminuir o peso de jeito nenhum. Passou a madrugada toda acordado, sem dormir, mas não abaixava de jeito nenhum. Hoje de manhã começou a passar mal, e aí preciso ver a saúde do atleta. Por isso que pedi para interromper o corte de peso", acrescentou Davis, que ainda revelou uma mudança na carreira de Alex.
 
"Ele vai passar a lutar no 77 kg (meio-médio), que inclusive acho melhor. A decisão já está tomada, eles (UFC) não vão deixar ele lutar mais nos leves". 
 
Lineker chegou a subir sem roupa na balança, mas mesmo assim excedeu em 230 gramas o peso. Segundo seu empresário, o problema neste caso foi outro. "Lineker tinha batido o peso há dois dias. Como possui esse histórico [de não bater], ele ficou com trauma e agora quer sempre bater antes. Ele confiou na balança dele e estava tudo certo. Hoje, porém, na balança oficial, vimos que faltava um pouco, mas não dava mais tempo", completou.
 
Essa é a quinta vez que Lineker não consegue atingir o peso no UFC, sendo a primeira nos galos, recorde no Ultimate. 

Além dos três brasileiros que não bateram o peso nesta sexta (30), outros três confirmaram suas lutas no sábado (1º): Henrique Frankenstein, Elizeu Capoeira e Ketlen Vieira entrarão normalmente para suas lutas, enquanto Lineker, Cowboy e Hacran foram multados em 20% de suas bolsas, cujo valor será revertido para seus adversários.