Topo

MMA


Aldo volta a criticar UFC e diz que seria mais valorizado se fosse bad boy

José Aldo acha que seria mais valorizado no UFC se tivesse comportamento de bad boy - Steve Marcus/AP
José Aldo acha que seria mais valorizado no UFC se tivesse comportamento de bad boy Imagem: Steve Marcus/AP

Do UOL, em São Paulo

02/10/2016 13h30

O lutador José Aldo, 30, ainda não digeriu bem a decisão do UFC, que anunciou na terça-feira (27) um combate entre o irlandês Connor McGregor e o norte-americano Eddie Álvarez em novembro, em Nova York. O europeu, principal rival do brasileiro, vai disputar o título dos leves sem precisar abdicar do cinturão dos penas, categoria de Aldo. E uma das principais razões para isso é uma questão de popularidade.

McGregor é um dos lutadores mais populares do UFC atualmente. O card do dia 12 de novembro será a estreia do circuito em Nova York, e os organizadores tentaram casar um duelo que tivesse relevância e um oponente com apelo no mercado local. Aldo, que não é um dos grandes vendedores de pay-per-view, acha que foi prejudicado por não ser pop.

“Se o Aldo fosse bad boy, chegasse lá e cuspisse na cara dos outros, para eles ia ser muito mais valorizado. Isso chama atenção de mídia, dos fãs, de todos”, admitiu o brasileiro em entrevista à “TV Globo”.

A questão de Aldo em torno da luta marcada pelo UFC é que ela trava a divisão dos penas – McGregor é o campeão, mas o brasileiro detém o cinturão interino e esperava uma chance para unificar os títulos. Na terça-feira, ao saber sobre o card, Aldo chegou a falar em aposentadoria e pediu para ser dispensado.

“É difícil você lutar desanimado e manter uma coisa que você não quer mais. Eu merecia uma disputa de cinturão, e isso não veio”, ponderou o lutador.

Primeiro campeão do UFC no peso pena, Aldo dominou a categoria entre 2010 e 2014, quando foi nocauteado por McGregor em Las Vegas. “Dana White disse no vestiário que a próxima luta seria Frank Edgard pelo título ou até mesmo uma revanche. Ele falou isso no vestiário depois da luta, após eu ter perdido”, contou o brasileiro.

O presidente do UFC, contudo, tentou contemporizar. Segundo White, o contrato de Aldo não será rescindido – o brasileiro tem compromisso para mais seis lutas, com alta multa para quebra do vínculo – e minimizou a reação do atleta.

“Não vamos cancelar o contrato do José Aldo. Sabia que ele ia ficar chateado, que reagiria com emoção. Gosto muito dele, gosto da família, e a gente vai resolver essa questão toda”, disse o dirigente.