Topo

MMA


Werdum defende luta de MMA entre crianças promovida por seu patrocinador

Werdum ao lado de Ramzan Kadyrov, líder da Chechênia e seu patrocionador - Reprodução / Instagram
Werdum ao lado de Ramzan Kadyrov, líder da Chechênia e seu patrocionador Imagem: Reprodução / Instagram

Do UOL, em São Paulo

06/10/2016 19h08

As imagens de crianças lutando artes marciais mistas em um evento profissional rodaram (e chocaram) o mundo nos últimos dias. Ao contrário de Fedor Emilianenko, que criticou os combates, Fabrício Werdum, brasileiro ex-campeão dos pesos-pesados do UFC, fez questão de apoiar a prática, que foi organizada por um dos seus patrocinadores na Rússia.

Na última terça-feira, crianças entraram no cage para uma exibição de MMA infantil durante o World Fight Championships of Akhmat (WFCA), realizado na Rússia. Por meio de suas redes sociais, Werdum não se mostrou contrário a atividade e ainda comparou com outros torneios de artes marciais para crianças.
 
"Não só sou a favor como acredito que as crianças devem competir em qualquer tipo esporte, contanto que seja seguro e bem preparado para isso. Akhmat MMA Fight Club fez um grande show com seis crianças competindo MMA com regras diferentes do esporte para adultos. Crianças competem por todo mundo em outros esportes de contato, como caratê, judô, muay-thai, jiu-jitsu, boxe e taekwondo", disse Werdum.
 
O WFCA é um evento organizado por Ramzan Kadyrov, líder da Chechênia, que é um dos patrocinadores de Werdum. O ex-campeão dos pesos-pesados já esteve algumas vezes na região, inclusive frequentando a casa do próprio Kadyrov (como pode ser visto na foto acima).
 
Já Fedor, lenda russa do MMA, também por meio de uma rede social, classificou o evento como "inaceitável" e ponderou que a saúde dos jovens está à frente de qualquer espetáculo.
 
"O que aconteceu no torneio em Grozny é inaceitável e não pode ser justificado. Tinham crianças muito pequenas, de oito anos de idade, se socando na frente de adultos felizes. Será que é realmente tão importante você organizar um espetáculo ao custo da saúde de crianças?", escreveu o russo no Instagram.