Topo

MMA


Tyron Woodley mantém cinturão com empate majoritário em luta empolgante

Do UOL, em São Paulo

13/11/2016 04h03

Tyron Woodley realizou com sucesso sua primeira defesa do cinturão meio-médio do UFC. Na madrugada deste domingo (13), em Nova York, em um Madison Square Garden lotado, empatou com o norte-americano Stephen Thompson. O empate majoritário (47-47, 47-47 e 48-47)  mantém o título com o campeão.

Bruce Buffer fez o anúncio errado e provocou confusão. Primeiro revelou que dois árbitros laterais marcaram empate por 47-47, depois disse que Woodley era o vencedor por decisão dividida. Não houve vencedor, o resultado é um empate - que, no entanto, favorece o campeão. Pior para o brasileiro Damian Maia. Ele estava na fila para disputar o título, mas o mais provável é que ocorra uma revanche entre Woodley e Thompson. 

Dos cinco rounds, o quarto foi o mais impressionante. Woodley conseguiu um primeiro knockdown, Thompson bateu no chão e levantou. Na sequência, outra bomba de punho direito tornou a derrubar o desafiante. E desta vez ele virou um passageiro da agonia: o campeão castigou no ground and pound - o juiz bem poderia interromper o combate, mas não o fez. Atitude que se mostrou correta.

Thompson mostrou raça impressionante e se levantou. Caiu de novo. E levantou de novo. O público no ginásio foi à loucura - desde então, não havia uma só pessoa na arena que não torcesse pelo lutador massacrado. O nome do rapaz foi gritado em coro. Woodley tentou ajustar uma guilhotina, os dois voltaram ao chão. Stephen escapou, para o delírio da torcida, e ainda terminou o período golpeando. Não teve jeito: perdeu o round, e feio. Mas ganhou moral.

Antes disso, Woodley havia feito um bom primeiro round e Thompson foi superior no segundo. O terceiro foi equilibrado, com ligeira vantagem para o desafiante. No quinto e último, outra apresentação equilibrada. 

Woodley tornou-se campeão da divisão em julho de 2016. Thompson, por outra, teve interrompida série de sete triunfos consecutivos, que o levaram à condição de desafiante. Foi só a sua segunda derrota no UFC. Foi o primeiro empate de ambos na organização. 

O UFC 205 é histórico para o MMA, que volta ao estado de Nova York após duas décadas de proibição. Na luta principal terá outra disputa de título, a dos pesos leves, com Conor McGregor, maior nome do esporte atualmente, desafiando o dono do título, Eddie Alvarez.

Confira os resultados do UFC 205:

Conor MCGregor nocauteou Eddie Alvarez no 2º round;
Tyron Woodley e Stephen Thompson empataram de forma majoritária;
Joanna J?drzejczyk venceu Karolina Kowalkiewicz por decisão unânime;
Yoel Romero nocauteou Chris Weidman no 3º round;
Raquel Pennington venceu Miesha Tate por decisão unânime;
Frankie Edgar venceu Jeremy Stephens por decisão unânime;
Khabib Nurmagomedov finalizou Michael Johnson no 3º round;
Tim Boetsch nocauteou Rafael ‘Sapo’ Natal no 1º round;
Vicente Luque nocauteou Belal Muhammad no 1º round;
Jim Miller venceu Thiago ‘Pitbull’ Alves por decisão unânime;
Liz Carmouche venceu Katlyn Chookagian por decisão dividida