Topo

MMA


Sem Spider, Mousasi reclama e mira Weidman para manter ascensão no UFC

Mousasi procura adversário para seguir brilhando no octógono do UFC - Zuffa LLC/Getty Images
Mousasi procura adversário para seguir brilhando no octógono do UFC Imagem: Zuffa LLC/Getty Images

Guilherme Dorini

Do UOL, em São Paulo

19/01/2017 04h00

Gegard Mousasi bem que tentou, mas acabou frustrado na tentativa de conseguir enfrentar Anderson Silva no octógono do UFC. Embalado com quatro vitórias seguidas na organização – sendo três delas sobre brasileiro –, o iraniano naturalizado holandês teve seu pedido recusado, disparou contra os lutadores dos médios (até 84 kg) e disse esperar por Chris Weidman para continuar sua caça ao cinturão.

“Sempre pedi para enfrentar Anderson Silva, mas o que me passavam é que eu não tinha nome o suficiente para enfrentá-lo. Agora vão lá e dão Derek Brunson para ele? Brunson tem um nível de trocação fraco, até é um bom lutador, mas é fraco lutando em pé. Basta olhar sua última luta”, atacou Mousasi em entrevista exclusiva ao UOL Esporte, lembrando do nocaute sofrido pelo novo adversário de Spider para Robert Whittaker.

Mousasi castigou Vitor Belfort no UFC 204 - Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images - Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images
Mousasi castigou Vitor Belfort no UFC 204
Imagem: Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images

Quando perguntado de quem ele acha que é a decisão final sobre a recusa de seu pedido por Anderson Silva, Mousasi diz não ter certeza, mas fez questão de cutucar o brasileiro.

“Não sei te dizer ao certo. Mas posso dizer que Anderson Silva prefere enfrentar os lutadores que podem ser derrotas com mais facilidade, ou que ele acredita que seja mais fácil para voltar a vencer”, continuou. Segundo pessoas próximas ao holandês, o UFC gostaria que os dois se enfrentassem, mas a recusa vem do próprio Spider, que acha o combate perigoso e realmente não considera Mousasi tão popular para correr esse risco.

Marreta também sofreu com o holandês - Rigel Salazar/ Ag Fight - Rigel Salazar/ Ag Fight
Marreta também sofreu com o holandês
Imagem: Rigel Salazar/ Ag Fight

E AGORA, WEIDMAN?

Mas, então, qual seria o futuro de Mousasi? Já que a maioria dos lutadores da categoria estão com lutas marcadas, enquanto alguns outros estão lesionados, o holandês só vê uma solução imediata: enfrentar Chris Weidman. O grande problema é que, segundo o lutador, o ex-campeão parece não estar muito interessado, já que não está atendendo aos telefonemas do próprio UFC.

“Só me resta lutar com Weidman, e a organização já está tentando fazer com que essa luta aconteça. Eu já disse ‘sim’, que topo enfrentá-lo. Mas o problema é com ele. Ele só precisa dizer ‘sim’ também para que ela aconteça. A questão é que ele não atende o celular. O UFC está tentando falar com ele, mas ele não atende”, explicou.

Sobre um possível confronto com Rockhold, Mousasi prefere não arriscar, já que o norte-americano vem sofrendo com lesões nos últimos meses. “Eu só quero uma luta, só isso que estou pedindo. Rockhold até me interessa, mas não quero aceita lutar contra ele para, depois, ele pular fora faltando pouco tempo. Ele está com problemas no joelho... Se eu aceitar, treinar e ele se machucar, só vou ter perdido meu tempo”, finalizou.

Mousasi vem de quatro vitórias seguidas e ocupa atualmente a quinta posição do ranking dos médios do UFC. Depois de perder para Uriah Hall em 2015, ele venceu os brasileiros Thales Leites, Thiago Santos (Marreta) e Vitor Belfort. No último combate do ano passado, encarou novamente o jamaicano. Na revanche, precisou de apenas um round para nocautear Hall e se manter no topo da divisão.