Topo

MMA


Rival de Demian Maia no UFC 211 lutava na rua no início da carreira

Jorge Masvidal comemora vitória sobre Donald Cerrone no UFC Denver - Matthew Stockman/Getty Images - Matthew Stockman/Getty Images
Imagem: Matthew Stockman/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

03/05/2017 04h00

Demian Maia terá pela frente no UFC 211 Jorge Masvidal, um adversário que antes de entrar no mundo do MMA se aventurava em um campo sem regras: a luta de rua. Na juventude, o norte-americano chegou a enfrentar um protegido de Kimbo Slice, figura característica dos combates sem regras e que morreu em 2016.

Os combates contra o queridinho de Slice, de nome Ray, é um dos únicos registros que se tem do período que Masvidal lutava na rua. Nas duas ocasiões que se enfrentaram, o hoje lutador do UFC se saiu vencedor. O desempenho chegou a surpreender o próprio Slice. “Ele foi muito legal comigo depois da luta, ele ficava: ‘uau, cara, não acredito que você venceu esse cara, ele é muito maior que você”, lembrou em uma entrevista ao MMA Junkie, em 2016.

Mesmo na época em que lutava na rua, Masvidal tinha o desejo de ser lutador profissional. “Sabia que queria ser pago para lutar. Não queria ser o ‘rei da rua’ nem nada. Queria lutar com o melhor do mundo e ser pago pelo meu talento”, afirmou ao “Cage Potato”.

A entrada de Masvidal ao MMA aconteceu em 2003. Desde então, o norte-americano trilhou uma carreira sólida, tendo sido desafiante ao título do Bellator na categoria dos leves. Atualmente, Masvidal ocupa a quinta posição do ranking dos meio-médios do UFC.

Olhando para trás, o norte-americano diz que a adrenalina do MMA não chega nem perto dos perigos encontrados nas lutas de rua. “No MMA, não tenho que me preocupar em ser apunhalado ou em alguém atirar em mim se eu bater nele. Isso é muito positivo. Na luta de rua, qualquer coisa pode acontecer em qualquer momento. Se alguém fica incomodado na plateia, ou você fez com que alguém perdesse dinheiro, eles colocam uma faca ou uma arma em você”.

“Você sempre tem adrenalina em um cage de MMA, mas nenhuma preocupação comparada com a luta de rua, quando você tem que se preocupar em evitar armas”, completou.

O UFC 211 está marcado para o dia 13 de maio, em Dallas, nos Estados Unidos. O duelo entre Jorge Masvidal e Demian Maia será o terceiro mais importante da noite.

UFC 211 (Dallas)
13 de maio

Card Principal

Pesados: Stipe Miocic x Junior Cigano
Palha feminino: Joanna Jedrzejczyk x Jéssica Andrade
Meio-médio: Demian Maia x Jorge Masvidal
Penas: Frankie Edgar x Yair Rodríguez
Moscas: Henry Cejudo x Sergio Pettis

Card Preliminar

Leves: Eddie Alvarez x Dustin Poirier
Penas: Chas Skelly x Jason Knight
Médio: Krzysztof Jotko x Dave Branch
Leves: Marco Polo Reyes x James Vick
Palha feminine: Jessica Aguilar x Cortney Casey
Penas: Jared Gordon x Michel Quinones
Pesados: Chase Sherman x Rashad Coulter
Penas: Gabriel Benítez x Enrique Barzola