Topo

MMA


Cigano confia em parceria com "segundo pai" para retomar cinturão do UFC

Junior Cigano treina com o técnico Luiz Dórea - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

08/05/2017 04h00

Quando Junior Cigano pisar no octógono do America Airlines Center, no dia 13 de maio, para tentar recuperar o cinturão dos pesos pesados do UFC, Luiz Dórea estará bem próximo. Nos principais momentos do brasileiro sempre foi assim: Cigano luta e o baiano o orienta, em uma parceira que vem de anos e transcende o mundo das lutas.

“Dórea é como um segundo pai para mim, me ensinou a ser quem em sou”, afirma Cigano, ao UOL Esporte.

Dono da Academia Champion, em Salvador, Dórea caminhou junto com Cigano até depois da conquista do cinturão dos pesados, em 2011, ao nocautear Cain Velásquez. A parceria só teve um intervalo em 2014, quando o brasileiro decidiu procurar novos ares e passou a treinar junto de Dedé Pederneiras, técnico de José Aldo, na Nova União.

Dórea, no entanto, afirma que a separação temporária aconteceu de forma tranquila e sem qualquer tipo de conflito entre os dois. “Tem um momento em que o atleta quer procurar novas fontes de formação, isso é normal. Na Champion somos especialistas em trocação e ele buscou a Nova União por causa da luta agarrada. Sou um treinador moderno, não vejo nenhum problema em um lutador querer evoluir”.

A passagem pela Nova União, porém, foi curta. Após um período de treinos no Rio de Janeiro, o catarinense radicado na Bahia partiu para os Estados Unidos, onde se juntou a America Top Team, uma das principais equipes de MMA do mundo.

Há três anos na ATT, Cigano segue tendo a parceria de Dórea. Sempre próximo dos combates, o baiano viaja para os Estados Unidos para auxiliar na parte final da preparação do lutador.

“Quando ele veio para a ATT, tive alguns imprevistos e não pude ajudá-lo. Mas nunca me afastei dele. A única luta do Cigano em que não estive presente foi contra o Overeem”, prossegue Dórea, lembrando da última derrota do brasileiro, quando Cigano acabou nocauteado pelo holandês, em 2015.

Mesmo com Cigano treinando em outra academia, Dórea afirma que as decisões da carreira do brasileiro são sempre tomadas junto com ele, em uma relação que o treinador define como “de confiança recíproca”.

“Sempre tivemos essa relação. Ele sempre me liga e sempre vou estar ao lado dele na medida do possível”, completa.

A luta entre Junior Cigano e o campeão Stipe Miocic está marcada para o dia 13 de maio, em Dallas, nos Estados Unidos. O combate será o principal da noite, que ainda contará com a disputa do cinturão do palha feminino entre Joanna Jedrzejczyk e Jéssica Andrade.

UFC 211 (Dallas)
13 de maio

Card Principal

Pesados: Stipe Miocic x Junior Cigano
Palha feminino: Joanna Jedrzejczyk x Jéssica Andrade
Meio-médio: Demian Maia x Jorge Masvidal
Penas: Frankie Edgar x Yair Rodríguez
Moscas: Henry Cejudo x Sergio Pettis

Card Preliminar

Leves: Eddie Alvarez x Dustin Poirier
Penas: Chas Skelly x Jason Knight
Médio: Krzysztof Jotko x Dave Branch
Leves: Marco Polo Reyes x James Vick
Palha feminine: Jessica Aguilar x Cortney Casey
Penas: Jared Gordon x Michel Quinones
Pesados: Chase Sherman x Rashad Coulter
Penas: Gabriel Benítez x Enrique Barzola