Na Grade do MMA #32 - Entenda as novas regras do MMA, que começam em 2017

Jorge Corrêa e Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

O MMA está próximo de ver a maior mudança de suas regras desde que elas foram instituídas e unificadas no final dos anos 1990. A ABC (do inglês Associação das Comissões de Boxe dos EUA), definiu em agosto uma série de mudanças que começarão a valer a partir de 1º de janeiro no UFC (as comissões atléticas já estão liberadas a utilizar as novas regras).

O programa dessa semana foi exclusivo para explicar e debater o que vai valer no principal evento de MMA do mundo no próximo ano. Como ficam as pontuações, como será a nova avaliação dos juízes de cadeira, o que passa a ser falta e o que deixa de ser falta.

Um resumo do que mudou:

Pontuação

- Dano x Domínio x Duração: São os três pontos que precisam ser levados em consideração para marcar a pontuação do round.

- Trocação/Grappling efetivo:  Juízes começam a avaliar esses dois quesitos, estando o atleta por cima ou por baixo, antes de começar a considerar domínio do octógono e andar para frente.

- 10-8: essa pontuação precisa ser mais usada pelos juízes de cadeira se um lutador dominar pelo menos dois dos três pontos do primeiro item.

- 10-7: deve ser usado com parcimônia, mas deve aparecer mais vezes quando um lutador esteve muito perto de vencer a luta, mas o rival foi salvo pelo gongo.

Infrações

- 3 apoios: agora, um lutador precisa estar em 4 apoios para não poder ser golpeado com chute ou cotovelada na cabeça. Em 3 apoios está liberado.

- Dedo no olho vira falta direta: os juízes centrais não farão mais alertas com o primeiro dedo no olho, será descontado um ponto diretamente.

- Golpes nos rins com o calcanhar: estão liberados para quando a luta estiver no chão;

Política

- Regras são recomendações, apenas a Comissão Atlética de Nova Jersey não aceitou

BÔNUS

- Replay de vídeo está liberado no Brasil para lances que definem as lutas, como ver se um atleta apagou no nocaute ou bateu em uma finalização.

Lembrando que agora você pode ouvir ou baixar para escutar na hora que quiser o programa pelo iTunesBasta entrar aqui. E não esqueça de assinar o canal, assim você nunca perderá um episódio.

UOL Cursos Online

Todos os cursos