UOL Esporte Natação
 
16/03/2002 - 20h22

Edvaldo Valério ganha medalha de ouro nos 50 m livre no Sul-Americano

Agência Folha
Em São Paulo

O nadador Edvaldo Valério finalmente conseguiu seu título sul-americano em prova individual. Ele venceu hoje os 50 m livre, em Belém (PA), no 36º Campeonato Sul-Americano de desportos aquáticos. Medalhista de bronze na Olimpíada de Sydney, Valério marcou 28s72 e bateu o próprio recorde do campeonato, que havia superado nas eliminatórias.

"O tempo foi bom, mas sei que posso diminuir. Na verdade eu queria chegar mais perto do recorde sul-americano do Fernando Scherer (28s18), mas tenho que ter paciência", disse o nadador baiano.

Valério começa a agora preparação para o Pan-Americano de San Domingo (República Dominicana), no ano que vem. Ele não conseguiu classificação para o Mundial de piscina curta, que acontece em abril em Moscou.

A Venezuela ganhou prata e o bronze nos 50 m livre. Osvaldo Quevedo e Reymond Rosal marcaram, respectivamente, 23s25 e 23s34. Gustavo Borges ficou com a quarta posição, com 23s38.

Nos 1.500 m livre, Luiz Lima não deu chances para o venezuelano Erwin Maldonado. Outro brasileiro, Bruno Bonfim, terminou em terceiro.

Nos 50 m costas, ganhou a uruguaia Serrana Fernandez, que superou as brasileiras Fabíola Molina e Laura Azevedo. Serrana, que já vinha se apresentando bem desde o Troféu José Finkel, marcou 29s81.

A argentina Georgina Bardach superou o recorde do continente nos 200 m medley, que já durava oito anos. Georgina marcou 2min15s72 e superou o tempo da também argentina Marya Del Pilar Pereyra, 2min15s78.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host