Topo

Fabíola admite uso de doping em amostra grátis e se conforma em perder Mundial

Fabíola Molina, nadadora do estilo costas, afirmou que tomou doping sem querer em amostra grátis - AP Photo/Julie Jacobson
Fabíola Molina, nadadora do estilo costas, afirmou que tomou doping sem querer em amostra grátis Imagem: AP Photo/Julie Jacobson

Do UOL Esporte

Em São Paulo

21/06/2011 20h12

A nadadora Fabíola Molina divulgou uma carta aberta nesta terça-feira, logo após a confirmação da sua suspensão por dois meses devido ao uso do estimulante Metilhexanamina. Ela admitiu que ingeriu a substância proibida através de uma amostra grátis, mas assegurou que não teve intenção de melhorar sua performance.

“Reconheço que por um descuido ingeri essa substancia que não é permitida em competição, e que não tive a intenção de obter ganho de performance”, escreveu Fabíola, que se mostrou conformada com a punição que tirou a sua oportunidade de disputar o Mundial de Xangai em julho.

Marido de Fabíola, o também nadador Diogo Yabe disse à ESPN Brasil que está otimista: “Ela não tirou medalha de ninguém, não tirou índice, e isso nos deixa muito tranquilos”. O atleta disse que a substância não é considerada grave.

“É um estimulante bem brando e sai no mesmo dia. Só é proibido em competição, é liberado para treinamento. A gente sempre consulta um médico antes de comprar os suplementos, mas nesse caso, como foi amostra grátis, não teve esse controle. Ela não tomou nem metade, foi só um terço”, completou Yabe.

PUNIÇÃO NÃO AMEAÇA DISPUTA DO PAN

Responsável pelo Painel de Controle da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e membro-fundador da Agência Mundial Antidoping (Wada), o médico Eduardo de Rose assegurou que a nadadora Fabíola Molina não foi beneficiada pelo uso de doping porque o estimulante ingerido por ela é “muito leve”.

De Rose enviou esse parecer para a Federação Internacional de Natação (Fina), que deverá aprovar a punição de dois meses aplicada em Molina. Assim, a nadadora não corre risco de perder o direito de disputar o Troféu José Finkel de agosto e os Jogos Pan-Americanos de outubro, próximas competições de seu calendário.

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) anunciou uma pena de dois meses a partir da última prova que ela nadou, em 8 de maio. A decisão será encaminhada a Fina para aprovação. Neste período, é certo que ela perderá o Mundial.

Além disso, ela também perdeu o índice olímpico para 2012, que ainda terá tempo para recuperar. O controle antidoping foi realizado no dia 22 de abril deste ano. De acordo com a CBDA, o exame acusou resultado adverso para a substância Metilhexanamina, da classe S6.b Estimulantes.

Responsável pelo Painel de Controle de Doping instaurado pela CBDA, Eduardo de Rose concluiu que não houve intenção de ganho de performance e mandou o parecer para a Federação Internacional de Natação (Fina), que em breve dará sua punição final.

Confira a seguir a íntegra da carta de Fabíola:

Queridos amigos, comunidade aquática e imprensa,

É com bastante tristeza no coração, mas com paz de espírito que venho escrever a vocês esse comunicado.

Aprendi e venho aprendendo muitas lições na vida e principalmente dentro do esporte que faço parte há 26 anos. Aprendi a lutar pelos meus objetivos, a treinar com disciplina, a comemorar vitórias, a respeitar o adversário, a vencer e a perder. Também a perseverar, a enfrentar dificuldades, a aceitar mudanças, a vencer paradigmas. Às vezes somos elevados a um status de ídolos, mas somos humanos. Somos exemplo e inspiração, porém também somos frágeis e suscetíveis a erros. Mas durante essa jornada, tenho a certeza que sempre caminhei buscando fazer o melhor com o dom do esporte e da vida que Deus me deu.

Nos 20 anos que estou presente na Seleção Brasileira tive o privilégio e alegria de estar em 2 Olimpíadas, 4 Jogos Pan-Americanos, 11 Campeonatos Mundiais, ser 95 vezes campeã Brasileira, ter conquistado 49 medalhas em Copas do Mundo, recordista brasileira e sul-americana, onde fui testada inúmeras vezes em controle antidoping.

Em face ao exame antidoping a que fui submetida no dia 22 de abril de 2011 na seletiva para o Mundial de Xangai, tenho os seguintes esclarecimentos a dar:

1. O evento era uma das seletivas para o Mundial de Xangai e só estava me valendo como treinamento, uma vez que o único objetivo das provas era a obtenção de índice, o qual eu já havia feito antes, no Pan Pacifico. (o evento não valia medalha).

2. Recebi de amostra grátis, de um site americano onde compro meus suplementos, um sachê que continha cafeína e outras substâncias, o qual li rapidamente a embalagem. Por ser uma amostra grátis, não fiz uma consulta prévia sobre o produto, como estou acostumada a fazer com todos os produtos que compro. E não me atentei às especificidades das substâncias porque achava que o produto era inofensivo.

3. Como estou acostumada a usar um suplemento de cafeína antes de competir, pensei em usar esse sachê amostra grátis no lugar do suplemento que eu tomo. (aproveitando que era uma competição treino).

4. Esse sache do produto chamado 1.M.R continha uma substância chamada Metilhexaneamina. Essa substância é testada apenas em competição e é classificada como estimulante especificado. Ela é considerada de menos importancia, tanto que ela só foi elevada à nível de substancia proibida em competição a partir de 2010 e é tolerada para uso em treinamento.

5. No momento do exame, relatei os suplementos que tinha tomado, inclusive o sache que havia recebido. Quando o relatei, o médico responsável me alertou para o componente nocivo do produto para a minha surpresa.

6. Em reunião no dia 20 de junho de 2011 na CBDA foi realizado um painel para análise do caso e ficou decidido uma pena de 2 meses a partir da última prova que nadei (08 maio a 08 de julho) que será encaminhada a Fina para aprovação. Decisão essa que não me permitirá nadar o Mundial de Xangai, já que o prazo de inscrição é até o dia 01 de julho.

Reconheço que por um descuido ingeri essa substancia que não é permitida em competição, e que não tive a intenção de obter ganho de performance (e nem houve).

Eu sempre valorizei a ação da agência anti doping porque acredito que o esporte deve ser o mais justo possível, e o "fair play" deve prevalecer nas competições, para que os atletas se sintam protegidos de performances alcançadas de forma ilícita. Frente a essa situação que vivi, fico tranquila que nenhuma atleta tenha sido prejudicada, pois ninguém perdeu medalha ou vaga na Seleção.

Que essa experiência por mim vivida sirva de exemplo para todos os atletas, os que estão começando ou os já experientes, para que tenham excessivo cuidado quando tomar ou ingerir qualquer suplemento/medicamento. Que seja sempre feita uma consulta com o médico do clube ou da Confederação, de produtos comprados, indicados ou ganhos. Não confiem nas propagandas das embalagens que falem em energia, foco, potência, força sem antes ler cuidadosamente todas as informações e checar todos as substâncias. Já existe um dispositivo para alguns telefones celulares para baixar a lista das substância proibidas e um acesso mais rápido e fácil em caso de dúvida de algum produto.

Amo a natação e vou continuar me dedicando, me esforçando e correndo atrás dos meus objetivos, acreditando que as dificuldades nos fortalecem e nos fazem crescer. Tenho várias competições importantes pela frente, como os Jogos Mundiais Militares dia 17 de julho no Rio de Janeiro, o Troféu José Finkel, e os Jogos Pan-Americanos.

Agradeço a minha família, marido, amigos, ao Minas Tênis Clube e todas as pessoas que me apoiaram durante minha carreira e estão me ajudando a ser forte e tranquila nesse momento. Obrigada pelo carinho, compreensão, companheirismo e amor que venho recebendo. E agradeço a Deus por se fazer tão presente nesse momento, e por estar sempre comigo.