Topo

Cielo é flagrado no antidoping, mas leva apenas advertência

<STRONG>CIELO FALA EM "CONTAMINAÇÃO CRUZADA"</STRONG><P> O campeão olímpico brasileiro Cesar Cielo culpou, nesta sexta-feira, "contaminação cruzada" pelo positivo em seu exame antidoping. O anúncio foi feito nesta sexta-feira e o atleta recebeu apenas uma advertência.<p> O exame de Cielo e de três outros atletas (Nicholas Santos, Henrique Barbosa e Vinícius Waked) apontou presença de furosemida, um diurético proibido. Segundo o campeão olímpico, a contaminação dos quatro atletas aconteceu pelo uso do mesmo suplemento, que não continha substâncias proibidas em sua fórmula, mas teria sido contaminado por manipulação errada.  - Remy de la Mauviniere)/AP
<STRONG>CIELO FALA EM "CONTAMINAÇÃO CRUZADA"</STRONG><P> O campeão olímpico brasileiro Cesar Cielo culpou, nesta sexta-feira, "contaminação cruzada" pelo positivo em seu exame antidoping. O anúncio foi feito nesta sexta-feira e o atleta recebeu apenas uma advertência.<p> O exame de Cielo e de três outros atletas (Nicholas Santos, Henrique Barbosa e Vinícius Waked) apontou presença de furosemida, um diurético proibido. Segundo o campeão olímpico, a contaminação dos quatro atletas aconteceu pelo uso do mesmo suplemento, que não continha substâncias proibidas em sua fórmula, mas teria sido contaminado por manipulação errada. Imagem: Remy de la Mauviniere)/AP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

01/07/2011 14h38

O campeão olímpico Cesar Cielo foi flagrado no exame antidoping durante o Troféu Maria Lenk. O exame do nadador acusou a presença de furosemida, um diurético proibido. Apesar da infração, o nadador recebeu apenas uma advertência da CBDA (Confederação Brasileira de Natação). Além de Cielo, Nicholas Santos, Henrique Barbosa e Vinícius Waked foram flagrados e receberam advertência.

Leia a nota da CBDA:

"A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos – CBDA seguindo o que determina o Código Mundial Anti-Doping vem tornar público que os exames dos nadadores Cesar Cielo Filho, Nicholas Santos e Henrique Barbosa, do Flamengo, e Vinícius Waked, do Minas Tênis, em controle realizado por ocasião do Campeonato Brasileiro – Troféu Maria Lenk de Natação, e analisados pelo Laboratório INRS – Institut Armand Frappier, no Canadá, credenciado pela Agência Mundial Antidoping, acusou resultado analítico adverso para a substância  Furosemida, da classe S5 Diuréticos.

O Painel de Controle de Doping instaurado pela CBDA na sexta-feira, 01/07, presidido pelo Prof. Dr. Eduardo de Rose e também composto pela Dra. Sandra Soldan, Dr. Marcus Bernhoeft e o Dr. Cláudio Cardone considerou o histórico dos atletas e o regulamento da Federação Internacional de Natação.

Os quatro atletas declinaram do direito de realização da amostra B. Os referidos atletas definiram com precisão como o diurético entrou no organismo, restando comprovado que não houve aumento dos seus desempenhos, fato que não ocorreu nesta competição.

O painel, dentro do espírito da legislação da Federação Internacional de Natação – FINA, notadamente na regra DC 10.4, optou por uma advertência aos quatro atletas uma vez que não foi identificada culpa ou negligência por parte dos mesmos no episódio.

De acordo com a regra DC 9 da FINA, os altetas perdem os resultados, prêmios, certificados e medalhas alcançados obtidos no Troféu Maria Lenk de Natação. 

A documentação que embasa as decisões descritas acima foi encaminhada à FINA nesta sexta-feira, 1/07."