Topo

Sem responder a perguntas, Cielo usa exames constantes como defesa

Cesar Cielo revelou que passou por cinco exames antidoping apenas neste ano - Marlene Bergamo/Folhapress
Cesar Cielo revelou que passou por cinco exames antidoping apenas neste ano Imagem: Marlene Bergamo/Folhapress

Roberta Nomura

Em São Paulo

01/07/2011 20h10

Cesar Cielo falou sobre o exame positivo de doping anunciado nesta sexta-feira. Sem responder perguntas, ele leu uma declaração em que repetia os argumentos apresentados anteriormente em nota oficial. No único fato novo apresentado pelo nadador, ele revelou que se submeteu a cinco testes no ano e o único positivo aconteceu no exame do Troféu Maria Lenk.

“Fui testado cinco vezes nesse ano. Sou um dos atletas que integram a comissão de controle antidoping da Fina (Federação Internacional de Natação). E, por isso, tenho que informar qualquer deslocamento para testes sem anúncio. Eu posso ser testado em qualquer lugar. No dia 26 de abril, dias antes do Maria Lenk, recebi uma carta da Usada (Federação Norte-Americana de Natação) me parabenizando pelos resultados negativos no GP de Michigan”, afirmou o nadador.

OS PRINCIPAIS TRECHOS DO PRONUNCIAMENTO DE CIELO

Durante o painel, eu e meus colegas informamos todos os dados que poderiam ajudar a esclarecer como essa substância foi encontrada. Esse suplemento, que tomo sempre, tem eficácia comprovada para velocistas. Sempre fiz uso desse suplemento e nunca tive problemas em exames anteriores. Acredito que foi um fato isolado

Saio desse episódio com três grande ensinamentos. O primeiro é que quem não deve não teme. Estou de cabeça erguida e de peito aberto. O segundo é que a verdade sempre aparece e isso foi provado aqui. O último é que o que não te derruba te fortalece. Sairemos mais fortes depois disso e faremos tudo o que for possível para continuar representando bem o Brasil

Eu nado desde criança e durante toda minha carreira sempre tive cuidado com todo tipo de medicamento. Nunca utilizei nenhum recurso ilícito que pudesse melhorar meu desempenho

Acredito que todo mérito é resultado de treino, dedicação e seriedade. Tenho convicção de que todos os resultados de um nadador vêm desses pilares. Sem isso, resultados não vêm. Em nenhum momento fomos negligentes ou imprudentes

A declaração do campeão olímpico foi feita em um hotel na região da Avenida Paulista, em São Paulo. Cielo chegou acompanhado de Nicholas Santos e Henrique Barbosa, também flagrados no doping, e trajando ternos – os três costumam aparecer em eventos com camisetas com os logos de seus patrocinadores.

Além disso, estavam cercados por seguranças do hotel. Nicholas e Henrique não falaram. Assim que Cielo terminou de ler o documento com sua declaração, os três se dirigiram para o elevador em silêncio e deixaram a sala em que estavam os jornalistas.

Cielo estava visivelmente abalado e falando em um tom mais baixo que de costume. Além disso, leu o texto preparado de maneira mecânica. Sua mãe e empresária, Flavia Cielo, também estava na sala da declaração. Apesar de não chorar, estava emocionada.

O DOPING DE CIELO

O painel da CBDA

Nesta sexta-feira, a CBDA chocou o mundo esportivo brasileiro ao anunciar que o campeão olímpico Cesar Cielo tinha sido flagrado em exame antidoping durante o Troféu Maria Lenk, no início de maio. Além dele, Nicholas Santos, Henrique Barbosa e Vinícius Waked foram flagrados.

Vilão em cápsulas de cafeína

A substância encontrada foi o diurético furosemida, que faz parta da lista proibida porque pode mascarar a presença de outras substâncias. A defesa usada pelos nadadores foi que as cápsulas de cafeína usadas por Cielo tinham sido contaminadas. Os outros três atletas usaram a mesma substância, por confiança no material do campeão olímpico.

Farmácia admite contaminação

Para corroborar com sua versão, Cielo apresentou um laudo da farmácia de manipulação que elaborou as cápsulas, admitindo a contaminação com diuréticos. Sandra Soldan, chefe de antidoping da CBDA, confirmou que exames mostraram, além da furosemida, outro diurético – e que as amostras dos atletas não apontavam o perfil de quem usou a substância para perder líquidos.

Fina tem 20 dias para contestar

Após a análise do caso, a CBDA puniu os atletas apenas com uma advertência. Os documentos da audiência foram, então, enviados para a Fina (Federação Internacional de Natação). Agora, o órgão máximo da modalidade tem 20 dias para analisar o caso. A entidade ainda pode pedir novas informações para a CBDA e mudar a punição. Caso concorde com a punição aplicada pelos brasileiros, o caso será arquivado.

Mundial pesou para advertência?

Ao comentar o caso, dois dos médicos que participaram do painel da CBDA que advertiu os nadadores mostraram opiniões divergentes sobre a punição. Sandra Soldan, responsável pelo controle antidoping da Confederação, disse que “seria descabido fazer os meninos perderem o Mundial por causa disso. Esse fator [a proximidade do Mundial] e as provas contaram”. Já o especialista Eduardo de Rose falou que “[a proximidade do Mundial] Não interferiu em coisa nenhuma. A Sandra [Soldan] fala o que quer”.