Topo

Após 'caso Cielo' no doping, dois nadadores perdem vagas no Mundial de Xangai

Nicholas (e), Cielo (c) e Henrique (d), companheiros de Flamengo, testaram positivo - Marlene Bergamo/Folhapress
Nicholas (e), Cielo (c) e Henrique (d), companheiros de Flamengo, testaram positivo Imagem: Marlene Bergamo/Folhapress

Alexandre Sinato

Em São Paulo

04/07/2011 15h39

O resultado positivo no doping custou a Henrique Barbosa e a Nicholas Santos suas vagas no Mundial de Esportes Aquáticos de Xangai, entre 16 e 31 de julho. Os nadadores foram excluídos da equipe brasileira nesta segunda-feira, após reunião do supervisor técnico da CBDA, Ricardo de Moura, com o presidente da entidade, Coaracy Nunes. Cesar Cielo, como esperado, está confirmado no torneio, apesar de também ter testado positivo para o diurético furosemida.

SUBSTITUTO MOSTRA APOIO A CIELO

  • "O que não me mata, me fortalece" e "Nós cavalgamos juntos, nós morremos juntos", postou Tales Cerdeira em seu Twitter, mencionando Cesar Cielo, Nicholas Santos, Vinícius Waked e a equipe de treinos montada pelo campeão olímpico

Henrique Barbosa havia se classificado para disputar os 200m peito no Troféu Maria Lenk deste ano, quando se submeteu ao exame antidoping. Ele será substituído por Tales Cerdeira. Nicholas Santos foi excluído do revezamento 4x100m livre pelo mesmo motivo. Ele tinha o índice para os 50m borboleta, mas precisava da presença em uma prova olímpica, exigência que ele não cumpriu ao sair do revezamento.

“Segundo o critério estabelecido, o Nicholas precisava de uma vaga em prova olímpica. Ele não vai à China”, confirmou Ricardo de Moura.

Os dois nadadores, assim como Cielo e Vinícius Waked, testaram positivo para a furosemida e foram advertidos na última sexta-feira pela Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos (CBDA). Com isso, seus resultados no Maria Lenk foram anulados.

Cielo, por sua vez, tinha obtido índice para as provas do Mundial antes do Maria Lenk, quando não alcançou resultados tão expressivos. Campeão olímpico, ele defenderá no Mundial os títulos dos 50m e 100m livre que conquistou em Roma, em 2009.

Por garantia, a CBDA havia enviado no final da semana passada a lista de inscrições dos atletas brasileiros com os nomes de Henrique Barbosa e Nicholas Santos. Também mandou a inscrição de Tales Cerdeira, substituto de Barbosa nos 200m peito, e de Marcos Antonio Macedo, que ocupará a vaga de Nicholas Santos.

No feminino, a entidade brasileira também fez uma mudança. Culpa novamente do doping. Fabíola Molina, suspensa por dois meses por usar Metilhexanamina (substância proibida em competições e liberada em treinos) não disputará o revezamento 4x100m medley.

Ela se submeteu ao teste no dia 22 de abril deste ano. Sua suspensão acaba nesta sexta-feira. Por isso, Etienne Medeiros ocupará o lugar deixado pela veterana nadadora.