Topo

Cielo volta a treinar e diz: "Não é hora de responder a ninguém"

Cielo foi mantido na equipe que disputará o Mundial de Xangai, mas ainda corre risco de ser excluído - La Presse/ Arena
Cielo foi mantido na equipe que disputará o Mundial de Xangai, mas ainda corre risco de ser excluído Imagem: La Presse/ Arena

Do UOL Esporte

Em São Paulo

06/07/2011 08h31

César Cielo voltou a treinar quatro dias após ser advertido por doping. Na terça-feira, o nadador foi visto pelo repórter Fernando Gavini, da emissora de TV ESPN Brasil, indo para uma academia localizada no bairro da Vila Olímpia, na zona sul de São Paulo.

Em conversa informal, o nadador afirmou que ainda não sabia se processaria a farmácia responsável pela contaminação. “Isso, meu advogado está vendo. Estou vendo um monte de besteiras por aí. Mas não é hora de responder a ninguém, de falar nada”, afirmou, em entrevista à ESPN Brasil.

Cielo espera que a Fina tome uma decisão branda. “Agora tenho que esperar o julgamento [da Fina] e torcer para que a decisão seja a mesma do painel [antidoping da CBDA]. Se bem que até essa advertência, se mantida, é difícil de engolir, porque eu não fiz nada, eu não tenho culpa”, comentou.

Na última sexta-feira, o anúncio do resultado do exame antidoping realizado no Troféu Maria Lenk causou surpresa. O teste de Cielo indicou a presença de furosemida. Marcus Bernhoeft, médico da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), revelou ao UOL Esporte que a defesa do campeão olímpico se baseou na contaminação de cápsulas com a substância, feitas em uma farmácia de manipulação.

O painel conduzido pela CBDA decidiu apenas advertir Cesar Cielo, Henrique Barbosa, Nicholas Santos e Vinícius Waked por testarem positivo para furosemida, diurético que mascara o uso de outras substâncias dopantes. A Fina, contudo, pode recorrer dessa decisão e aplicar uma suspensão de até dois anos. Para isso, ela recorre ao CAS. E, se isso acontecer, fará tal pedido em caráter de urgência à corte

Henrique e Nicholas já foram excluídos da delegação brasileira que disputará o Mundial de Xangai (China), entre os dias 16 e 31 deste mês. Cielo foi mantido na equipe, mas ainda corre riscos de ficar fora da competição.