Topo

Punição branda da CBDA aumenta chance de Cielo ser suspenso das Olimpíadas

Cielo (c) corre o risco de ficar fora até dos Jogos de Londres, em 2012 - Marlene Bergamo/Folhapress
Cielo (c) corre o risco de ficar fora até dos Jogos de Londres, em 2012 Imagem: Marlene Bergamo/Folhapress

Do UOL Esporte

Em São Paulo

09/07/2011 14h55

Ao aplicar apenas uma advertência a Cesar Cielo por testar positivo em exame antidoping, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) pode ter aumentado o risco de o velocista ficar fora dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. A Federação Internacional de Natação (Fina) considerou a punição muito branda e decidiu apelar à Corte Arbitral do Esporte (CAS) pedindo uma suspensão. Uma pena de seis meses, por exemplo, poderia ter deixado a Fina satisfeita e evitado a apelação que pode resultar em até dois anos de suspensão ao brasileiro.

Como não tem o poder de anular o resultado do painel da CBDA, a Fina encaminhou o caso à CAS. Requisitou uma suspensão a Cesar Cielo, Henrique Barbosa, Nicholas Santos e Vinicius Waked por testarem positivo para o diurético furosemida, além de recomendar a anulação de todos os resultados obtidos desde o início de maio, quando eles foram flagrados no antidoping do Troféu Maria Lenk.

O painel conduzido pela CBDA optou pela punição mínima, advertindo o quarteto. A decisão custou as vagas de Nicholas Santos e Henrique Barbosa no Mundial de Xangai, a partir de 24 de julho. Cielo, por sua vez, já tinha conquistado os índices anteriormente e viajará normalmente com a delegação na madrugada desta segunda-feira.

Ele, contudo, corre o risco de sequer competir em Xangai. O pedido de urgência da Fina foi apoiado pelo brasileiro e por isso a CAS deve encerrar o caso antes de o Mundial começar. Cielo concordou com a urgência para ter o fato como atenuante e porque teria os resultados anulados posteriormente se fosse suspenso depois de nadar.

Mas além de perder o Mundial, Cielo está ameaçado de ficar fora das Olimpíadas se a suspensão aplicada pela CAS for maior. A corte raramente deixa casos de furosemida passarem sem punição. Resta ao campeão olímpico e mundial conseguir uma defesa forte no tribunal suíço.

O DOPING DE CIELO

O painel da CBDA

Nesta sexta-feira, a CBDA chocou o mundo esportivo brasileiro ao anunciar que o campeão olímpico Cesar Cielo tinha sido flagrado em exame antidoping durante o Troféu Maria Lenk, no início de maio. Além dele, Nicholas Santos, Henrique Barbosa e Vinícius Waked foram flagrados.

Vilão em cápsulas de cafeína

A substância encontrada foi o diurético furosemida, que faz parta da lista proibida porque pode mascarar a presença de outras substâncias. A defesa usada pelos nadadores foi que as cápsulas de cafeína usadas por Cielo tinham sido contaminadas. Os outros três atletas usaram a mesma substância, por confiança no material do campeão olímpico.

Farmácia admite contaminação

Para corroborar com sua versão, Cielo apresentou um laudo da farmácia de manipulação que elaborou as cápsulas, admitindo a contaminação com diuréticos. Sandra Soldan, chefe de antidoping da CBDA, confirmou que exames mostraram, além da furosemida, outro diurético – e que as amostras dos atletas não apontavam o perfil de quem usou a substância para perder líquidos.

Fina tem 20 dias para contestar

Após a análise do caso, a CBDA puniu os atletas apenas com uma advertência. Os documentos da audiência foram, então, enviados para a Fina (Federação Internacional de Natação). Agora, o órgão máximo da modalidade tem 20 dias para analisar o caso. A entidade ainda pode pedir novas informações para a CBDA e mudar a punição. Caso concorde com a punição aplicada pelos brasileiros, o caso será arquivado.

Terno, gravata, seguranças e provérbios

Cesar Cielo falou sobre o exame positivo de doping anunciado nesta sexta-feira. Sem responder perguntas, leu uma declaração repetindo argumentos da nota oficial. Ele chegou com Nicholas Santos e Henrique Barbosa, de terno e cercados por seguranças do hotel. Assim que Cielo terminou de ler o documento com sua declaração, cheia de provérbios ("quem não deve não teme", "a verdade sempre aparece" e " o que não te derruba te fortalece"), os três se dirigiram para o elevador em silêncio.

Mundial pesou para advertência?

Ao comentar o caso, dois dos médicos que participaram do painel da CBDA que advertiu os nadadores mostraram opiniões divergentes sobre a punição. Sandra Soldan, responsável pelo controle antidoping da Confederação, disse que “seria descabido fazer os meninos perderem o Mundial por causa disso. Esse fator [a proximidade do Mundial] e as provas contaram”. Já o especialista Eduardo de Rose falou que “[a proximidade do Mundial] Não interferiu em coisa nenhuma. A Sandra [Soldan] fala o que quer”.

Omissão da Fina?

Cesar Cielo nadou o Aberto de Paris sem saber do resultado positivo para o uso de furosemida. No entanto, a CBDA já havia informado a Fina antes da competição em que o campeão olímpico faturou três ouros em três provas disputadas e cravou as melhores marcas do ano nos 50m borboleta e nos 100m livre.

Relatório da farmácia

Um documento enviado pela farmácia de manipulação Anna Terra à Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) gerou desencontro de informações sobre o doping de Cesar Cielo. A médica Sandra Soldan disse na sexta que o estabelecimento assumiu o erro. Segundo Eduardo de Rose, integrante da Wada (Agência Mundial Antidoping), só a divulgação desse relatório ao público poderia encerrar possíveis dúvidas sobre a pena branda ao atleta, que recebeu apenas uma advertência.

Perdas de índices

O resultado positivo no doping custou a Henrique Barbosa e a Nicholas Santos suas vagas no Mundial de Esportes Aquáticos de Xangai, entre 16 e 31 de julho. Os nadadores foram excluídos da equipe brasileira nesta segunda-feira