Topo

Reclusão divide opiniões, mas Cielo passa imagem madura para especialistas

Terno e gravata apontam postura correta e madura de Cielo, segundo especialistas - Marlene Bergamo/Folhapress
Terno e gravata apontam postura correta e madura de Cielo, segundo especialistas Imagem: Marlene Bergamo/Folhapress

Roberta Nomura

Em São Paulo

15/07/2011 12h00

Cesar Cielo fez uma única aparição pública desde a divulgação do resultado positivo de exame antidoping. A reclusão do campeão olímpico e mundial incluiu ainda mudança de local de treino e fuga da imprensa no embarque da equipe brasileira rumo a Macau para período de aclimatação. Toda essa decisão pessoal divide opiniões, mas especialistas concordam que o nadador brasileiro mostrou uma postura madura e profissional durante estes 15 dias de crise.

SILÊNCIO É DECISÃO PESSOAL DE CIELO, SEGUNDO ADVOGADO HOWARD JACOBS

  • Marlene Bergamo/Folhapress

    A reclusão desde que estourou o caso de doping é uma decisão pessoal de Cesar Cielo e não está relacionada a uma estratégia. "Para a defesa não importa ele falar ou não com a imprensa. É uma escolha dele. Ele tem que focar nos treinos e no campeonato. Treinar, que é o que já está fazendo", disse o advogado do nadador, o norte-americano Howard Jacobs, ao UOL Esporte.

A única vez que Cielo falou oficialmente sobre o assunto foi em 1º de julho, dia da divulgação do resultado do exame. O campeão olímpico fez apenas um pronunciamento, sem permitir perguntas de jornalistas. Desde então, ele mudou o local de treinos e até antecipou em um dia a viagem para Macau, local de período de aclimatação da equipe brasileira na preparação para o Mundial de Esportes Aquáticos, que começa neste sábado em Xangai, na China.

“Nesse caso só um pronunciamento é suficiente. Se você abre a possibilidade de entrevista, vai ter que falar com todo mundo e aí aparecem todos os níveis de pergunta. É difícil controlar opinião e pergunta e isso vai causar margem de discussão muito ruim”, analisou José Carlos Brunoro, especialista em marketing esportivo e presidente da Sport Strategy.

No entanto, há quem discorde da postura por achar que a reclusão pode criar certa antipatia em relação ao público. “Se eu sou fã de uma pessoa e ela não deixa claro o que está acontecendo, acaba colocando em xeque e dá margem para especulações. Se não deve nada, não tem que ter medo de expor a postura correta. Às vezes, a pessoa não pode falar abertamente o que aconteceu, mas a melhor saída sempre é a transparência”, disse Aurea Regina de Sá, especialista em media training e gerenciamento de imagem e crise da empresa Treinamento de Mídia.

Cielo evitou ao máximo a imprensa. O recordista mundial nos 50m e 100m livre recusou inclusive uma entrevista ao Fantástico, da TV Globo. “Eu pessoalmente sempre acho a entrevista coletiva melhor do que a exclusiva. Porque todo veículo quer. Na exclusiva você destaca muito mais o veículo do que o entrevistado. Quanto mais gente você falar, maior a abrangência”, opinou Aurea, que também é formada em jornalismo.

Se a reclusão gera discordância, o profissionalismo de Cielo é o ponto de encontro nas opiniões de especialistas. Em seu pronunciamento, o nadador deixou de lado os habituais uniformes e usou terno e gravata. “Eu acho bem interessante e inteligente. Até que haja toda a resolução do caso é melhor não expor o patrocinador. É uma postura bem profissional”, elogiou Brunoro.

Calado, Cielo aguarda decisão da CAS (Corte Arbitral do Esporte) sobre o caso de doping. O campeão olímpico tem audiência na próxima quarta-feira e o resultado deve sair até sexta, dois dias antes do início das provas de natação no Mundial de Xangai. Enquanto isso, o brasileiro tem que lidar com a imagem já parcialmente arranhada. “Ele tem vários públicos: torcedor, patrocinador e as pessoas que estão no mesmo segmento e constantemente tem que atender a todos os públicos. Um caso como esse vai afetar a credibilidade, porque se coloca em xeque caráter e moral. O patrocinador também pode desistir de usá-lo como garoto-propaganda”, explicou Aurea.

Mesmo em caso de suspensão, a especialista em gerenciamento de imagem e crise diz acreditar em uma retomada na boa imagem de Cielo. “As pessoas têm capacidade de perdoar a falha. Elas não são tão radicais assim. Se formos avaliar todos os outros atletas que tiveram em meio de alguma crise, muitos não tiveram uma retaliação tão grande que tenha apagado tanto. Agora, se ele vai sair fortalecido, depende muito da postura e imagem que ele passar”, finalizou Aurea.

CONFIRA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO CASO CIELO

Cesar Cielo saberá até a próxima sexta-feira, dia 22 de julho, se será suspenso pela Corte Arbitral do Esporte (CAS). A data do julgamento do nadador foi confirmada para o dia 20. A decisão final sobre uma eventual pena ampliada ao brasileiro será conhecida no máximo até dois dias após a audiência. Leia a notícia completa
A seleção brasileira de natação embarcou nas primeiras horas desta segunda-feira para período de aclimatação em Macau. Cesar Cielo não. O campeão olímpico e mundial evitou a imprensa e antecipou o voo em um dia.
A farmácia de manipulação Anna Terra, utilizada pelo nadador Cesar Cielo, trabalha em boas condições de higiene e segue satisfatoriamente as práticas contra a contaminação de cápsulas, “não oferecendo danos à saúde dos consumidores”. A conclusão partiu da vigilância sanitária de Santa Bárbara D’Oeste após inspeções realizadas no local na última semana. Saiba mais
Ao aplicar apenas uma advertência a Cesar Cielo por testar positivo em exame antidoping, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) pode ter aumentado o risco de o velocista ficar fora dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. A Federação Internacional de Natação (Fina) considerou a punição muito branda e decidiu apelar à Corte Arbitral do Esporte (CAS) pedindo uma suspensão. Uma pena de seis meses, por exemplo, poderia ter deixado a Fina satisfeita e evitado a apelação que pode resultar em até dois anos de suspensão ao brasileiro. Entenda o caso
Se a lógica usada pela Federação Internacional de Natação (Fina) for mantida, Cesar Cielo e os outros nadadores que testaram positivo no exame antidoping podem ficar preocupados. Para a entidade internacional, usar produtos feitos em farmácias de manipulação caracteriza negligência por parte do atleta. E foi exatamente o caso do quarteto Cielo, Henrique Barbosa, Nicholas Santos e Vinicius Waked.