Topo

Advogado revela alívio de atletas e Cielo fala em "verdade e página virada"

CAS manteve advertência a Cielo e ele poderá nadar o Mundial a partir de sábado - Patrick B. Kraemer/Efe
CAS manteve advertência a Cielo e ele poderá nadar o Mundial a partir de sábado Imagem: Patrick B. Kraemer/Efe

Do UOL Esporte

Em São Paulo

21/07/2011 11h43

Cesar Cielo rompeu parcialmente o silêncio nesta quinta-feira. Ele voltou a se pronunciar em seu site oficial depois de 20 dias. Após ter a advertência confirmada pela CAS (Corte Arbitral do Esporte) no caso de doping, o nadador brasileiro disse apenas “A verdade prevaleceu e estou virando esta página da minha vida”. Um dos advogados da defesa do campeão olímpico e mundial presente no julgamento revelou que os atletas ficaram aliviados com a decisão final.

Em 1º de julho, a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) divulgou que Cielo e outros três nadadores testaram positivo para a furosemida, diurético famoso por mascarar outras substâncias. No mesmo dia, o recordista mundial fez a única aparição no período em pronunciamento. Desde então, o paulista de Santa Bárbara D’Oeste se calou.

PROGRAMAÇÃO DE CIELO NO MUNDIAL (COM OS HORÁRIOS DE BRASÍLIA)

PROVAS DE CIELOVEJA AS FINAIS
50m borboleta
(eliminatórias)
Dia 23 - a partir das 22h
50m borboleta
Dia 25 - a partir das 7h
100m livre
(eliminatórias)
Dia 26 - a partir das 22h
100m livre
Dia 28 - a partir das 7h
50m livre
(eliminatórias)
Dia 28 - a partir das 22h
50m livre
Dia 30 - a partir das 22h
4x100m livre
(eliminatórias)
Dia 23 - a partir das 22h
*Cesar Cielo deve nadar
só a final
4x100m livre
Dia 24 - a partir das 7h
4x100m medley
(eliminatórias)
Dia 30 - a partir das 22h
*Cesar Cielo deve nadar
só a final
4x100m medley
Dia 31 - a partir das 7h

Antecipou o embarque para a China e evitou a imprensa. Não publicou mais notas oficias nem apareceu no Twitter. Nesta quinta-feira, apenas uma frase foi vista em seu site oficial. “A verdade prevaleceu e estou virando esta página na minha vida”. Com a advertência ratificada pela CAS – decisão em última instância na esfera esportiva –, Cielo está liberado para nadar o Mundial. Ele estreia já na noite deste sábado na eliminatória dos 50m borboleta. Ele ainda competirá em sua especialidade: defende os títulos mundiais nos 50m e 100m livre, além de fazer parte dos revezamentos 4x100m livre e 4x100 medley.

Um dos advogados da defesa de Cielo e da CBDA, Marcelo Franklin revelou certo alívio dos atletas. “O resultado é que não cometeram nenhuma falha e não foram negligentes. Sempre acreditaram em um bom resultado e em nenhum momento pensaram que seriam suspensos e, por isso, estão muito aliviados”, falou o representante da entidade nacional.

Cesar Cielo, Henrique Barbosa, Nicholas Santos e Vinícius Waked testaram positivo para a furosemida em exame realizado em maio no Troféu Maria Lenk. No dia 1º de julho, a CBDA revelou o caso de doping, advertiu os nadadores e eliminou os resultados dos atletas na competição. A Fina não concordou com a punição mínima e acionou a CAS.

A corte acelerou o processo a pedido das duas partes e divulgou sua decisão final nesta quinta-feira. O tribunal aceitou os argumentos da defesa e manteve a advertência dada pela CBDA para Cielo, Henrique Barbosa e Nicholas Santos. Vinícius Waked é reincidente – ele pegou dois meses em 2009 por uso de isometepteno – e agora, terá que cumprir um ano de suspensão. Os quatro nadadores poderiam ser punidos em até dois anos.