Topo

Suspenso pela mesma substância, goleiro Renê se revolta com advertência de Cielo

Renê (foto), ex-goleiro do Bahia, se revoltou após as palavras de Eduardo de Rose, integrante da cúpula da Agência Mundial de Antidoping (Wada) - Divulgação
Renê (foto), ex-goleiro do Bahia, se revoltou após as palavras de Eduardo de Rose, integrante da cúpula da Agência Mundial de Antidoping (Wada) Imagem: Divulgação

Do UOL Esporte

Em São Paulo

21/07/2011 14h43

A simples advertência do Corte Arbitral do Esporte (CAS) a Cesar Cielo deixou o goleiro Renê, ex-Bahia, indignado. Não pela absolvição do nadador em si, mas pelo fato dele ter sido punido com um ano de suspensão pelo uso da substância Furosemida, a mesma utilizada pelo medalhista olímpico que levou pena mínima no julgamento e está liberado para disputar o Mundial de Esportes Aquáticos e os Jogos Olímpicos de Londres-2012.

“Minha vida mudou 100%. Acabou meu contrato com o Bahia e ninguém vai contratar um atleta que não pode exercer a função”, declarou o goleiro em entrevista à Rádio Estadão/ESPN. O jogador se mostrou revoltado com a preocupação do médico Eduardo de Rose em relação aos 20 dias que Cielo precisou aguardar pelo resultado, divulgado nesta quinta-feira, desde que foi flagrado no exame antidoping.

“Quem falou foi ele, deu entrevista agora no Sportv, que ele está preocupado com os 20 dias do Cielo, que mexe na parte financeira do atleta. Pelo amor de Deus, né pessoal?”, disparou o ex-goleiro do Bahia, titular absoluto na campanha do acesso à elite no ano passado. Renê falou ainda sobre tudo que precisou viver desde a época que foi punido.

“Eu tive pico de pressão alta, fui medicado pela esposa. Por isso eu fui punido. Agora minha família destruiu, meu pai adoeceu, tudo por isso aí. E o Eduardo de Rose se preocupou comigo? Ele fica preocupado com os 20 dias que o Cielo ficou parado. Eu estou há quase um ano sem poder exercer minha profissão. Tenho 3 filhos, uma instituição com 200 crianças carentes. Tudo isso, pra mim, vale mais que uma medalha olímpica”, criticou o goleiro através do Twitter.

Renê ainda deixou claro que, em sua opinião, Cielo foi absolvido pelo simples fato de ser um medalhista olímpico. “Eu preciso falar isso aí? Olha qual foi a substância dele e a minha. e o Cielo fomos pegos com a mesma substância e o resultado dos julgamentos foram totalmente diferentes. Isso é revoltante. Eu chorei muito ao ouvir as declarações do Eduardo de Rose. Sou homem, não sou vagabundo. Estou revoltado e não paro de chorar”, disparou.

Apesar das críticas ao resultado do julgamento, Renê disse não ter nada contra Cesar Cielo. Porém, esperava justiça na decisão. “Não estou torcendo contra o Cielo não, sou fã dele. Estou feliz dele não ter sido punido pela pessoa. Mas a situação dele e a minha são as mesma”, completou Renê, que só poderá voltar aos gramados no mês de setembro.

Renê foi flagrado no exame antidoping realizado do dia 28 de agosto, quando o Bahia venceu a Portuguesa por 4 a 2, no Canindé, pela 17ª rodada da Série B de 2010. O clube não poderia perder pontos na competição, já que o atleta utilizou o medicamento por conta própria.