Topo

Farmácia pede laudos que teriam ajudado Cielo na CAS e ameaça ir à Justiça

Cesar Cielo treina para o Mundial de natação de Xangai após se livrar de suspensão - Patrick B Kraemer/EFE
Cesar Cielo treina para o Mundial de natação de Xangai após se livrar de suspensão Imagem: Patrick B Kraemer/EFE

Do UOL Esporte

Em São Paulo

23/07/2011 11h38

Após a confirmação da Corte Arbitral do Esporte (CAS) de uma advertência dada a Cesar Cielo e outros dois nadadores flagrados em exame antidoping com a substância Furosemida, um diurético, o caso ainda parece não ter se encerrado para a farmácia acusada de ter causado contaminação de suplementos de cafeína, que quer cópias dos laudos e ameaça ir à Justiça.

PHELPS CRITICA RESOLUÇÃO DADA A CIELO

  • EFE

    O nadador norte-americano Michael Phelps tornou público neste sábado o seu descontentamento com a decisão da Corte Arbitral do Esporte (CAS) sobre o doping do brasileiro Cesar Cielo. Leia Mais

  • EFE

    Ana Marcela Cunha conquistou na madrugada deste sábado a primeira medalha de ouro do Brasil no Mundial de natação que acontece em Xangai, na China. A brasileira venceu a prova da maratona aquática de 25 km com 5h29m22. Leia Mais

A advogada Rosely Pozzi, que defende a farmácia Ana Terra, quer ter acesso às cópias dos documentos do painel de doping da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e ao laudo fornecido pelo laboratório Ladetec, que teriam sido fundamentais no julgamento dos nadadores.

“Fizemos o pedido amigavelmente. Se não conseguirmos, aí sim vamos lutar para ter acesso aos dados por vias judiciais”, afirmou ao jornal O Estado de S. Paulo a advogada que trabalha para Ana Teresa Cósimo de Oliveira.

O laudo do Ladetec, laboratório credenciado pela Agência Mundial Antidoping (Wada) teria comprovado que as cápsulas de cafeína utilizadas pelos nadadores continham a contaminação pelo diurético Furosemida.

A farmácia nega ter assumido a responsabilidade pela suposta contaminação das cápsulas de cafeína que teriam causado o doping de Cesar Cielo e dos nadadores Henrique Barbosa, Nicholas dos Santos e Vinícius Waked, único suspenso pela CAS em apelação da Federação Internacional de Natação (Fina) após a CBDA ter apenas advertido os nadadores.

Rosely Pozzi achou estranho o fato de nem a CBDA e nem a CAS terem intimado algum representante da farmácia para prestar esclarecimentos sobre o caso que foi julgado na quarta-feira em Xangai e com o resultado divulgado na quinta-feira em Lausanne, na Suíça.