Topo

Site norte-americano aponta movimento ilegal de Felipe França na conquista do ouro

Felipe França comemora após se tornar campeão mundial nos 50 m peito - Satiro Sodré/AGIF
Felipe França comemora após se tornar campeão mundial nos 50 m peito Imagem: Satiro Sodré/AGIF

Do UOL Esporte

Em São Paulo

27/07/2011 12h15

Felipe França pode ter conquistado o ouro no Mundial de Xangai com uma “ajudinha” ilegal. Segundo o site norte-americano Universal Sports, o brasileiro descumpriu a regra na final dos 50 m peito ao fazer um movimento de pernas proibido. Em uma imagem sob a água, Felipe parece juntar os pés e fazer a pernada de golfinho no impulso final.

A câmera colocada sobre a piscina aponta outro indício do erro do brasileiro. Nos instantes finais da prova, os pés de Felipe são os únicos vistos na superfície em movimento que espalha água antes da aparente “golfinhada”, algo que não se repete com os demais competidores.

O site destaca que, segundo as regras da Federação Internacional de Natação (Fina), cada atleta pode usar o movimento de “golfinho” apenas na largada e a cada virada, quando o corpo está totalmente submerso.

O Universal Sports, por fim, lembra que o nadador do estilo peito pode quebrar a superfície da água com os pés, mas desde que isso não seja seguido de uma pernada de golfinho.

BRASIL: DUAS FINAIS NESTA QUINTA

Final dos 100 m livre (masc)
Cesar Cielo, a partir das 7h desta quinta
Final dos 200 m medley (masc)
Thiago Pereira, a partir das 7h desta quinta
Eliminatórias dos 200 m costas (masc)
Leonardo de Deus, a partir das 22h desta quarta
Eliminatórias dos 100 m livre (fem)
Tatiana Lemos, a partir das 22h desta quarta

“Para sorte de Felipe França, não há a regra do replay instantâneo na natação. E como nenhum oficial posicionado na chegada viu a pernada, a vitória de Felipe deve ser mantida”, completa o site, ressaltando o movimento “altamente irregular”.

O brasileiro conquistou o terceiro ouro para o país no Mundial ao fazer os 50 m peito em 27s01. Vice-campeão mundial em 2009 e campeão do Mundial de piscina curta no ano passado, Felipe França desbancou o recordista Cameron van der Burgh, da África do Sul.

OS OUTROS DESTAQUES DESTA MANHÃ NO MUNDIAL DE XANGAI

CIELO VAI À FINAL DOS 100 M LIVRE

Cesar Cielo fez o que dele se esperava nos 100 m livre. Na manhã desta quarta-feira, ele se classificou com o quinto melhor tempo para a final da prova no Mundial de Esportes Aquáticos, em Xangai. O brasileiro é o atual campeão dos 100 m livre e também o detentor do recorde mundial (46s91). A final acontece nesta quinta, a partir das 7h (de Brasília).
Leia a matéria completa
THIAGO PEREIRA: FINAL 200 M MEDLEY

O brasileiro Thiago Pereira garantiu a classificação para a final dos 200 m medley ao terminar em terceiro lugar sua bateria. Thiago Pereira chegou a ter o melhor tempo geral na segunda batida, mas acabou superado e ficou em quinto na prova em que Ryan Lochte obteve o melhor tempo em disputa com Michael Phelps. O brasileiro Henrique Rodrigues teve apenas o 14º tempo e não se classificou. Leia mais
PHELPS: PRIMEIRO OURO EM XANGAI

O multicampeão Michael Phelps enfim subiu no lugar mais alto do pódio no Mundial de Xangai. Nesta quarta-feira, o norte-americano conquistou o ouro na final dos 200 m borboleta. Para tanto, Phelps fez uma última parte muito forte, deixando o japonês Takeshi Matsuda para trás. Essa foi sua 23ª medalha de ouro em Mundiais, de um total de 29 no campeonato. Em Xangai, ele já havia faturado uma medalha de prata e uma de bronze.