Topo

'Phelps corintiano' de 14 anos troca de ídolo nas piscinas e mira duelo com marmanjos

Brandonn Pierry é uma das revelações da natação do Corinthians - Arquivo pessoal
Brandonn Pierry é uma das revelações da natação do Corinthians Imagem: Arquivo pessoal

Alexandre Sinato

Em São Paulo

02/08/2011 10h54

O Corinthians prepara um candidato a estrela da natação brasileira. Aos 14 anos, Brandonn Pierry sobra nas competições contra rivais da sua idade e já ostenta marcas que lhe garantiriam conquistas em categorias mais avançadas. Especialista em provas de fundo, ele tem como ídolos atletas norte-americanos, apesar da boa fase da natação brasileira: o multicampeão Michael Phelps e, agora, Ryan Lochte, são os exemplos do garoto, ansioso para enfrentar os adultos.

FLAMENGUISTA E JÁ FAMOSO

  • Arquivo pessoal

    Brandonn Pierry nada pelo Corinthians há quatro anos, mas chegou ao clube por acaso. Quando sua família se mudou para a zona leste de São Paulo, ele não queria deixar a natação e por isso recorreu ao clube do Parque São Jorge. Mas ele é rubro-negro de coração. "Não jogo futebol, sou horrível, mas torço pelo Flamengo".

    Tímido, o jovem nadador já começa a desfrutar de seus resultados na piscina e tem algumas fãs. "Estou pensando mais em nadar, mas tem que aproveitar a parte boa também [risos]."

    Mas a rotina de treinos faz as horas de diversão serem mais restritas. "Às vezes não posso sair com meus amigos porque não posso dormir tarde, já que tenho que treinar e estudar", completou.

“Sempre gostei muito do Phelps, mas agora meu maior ídolo é o Lochte. Ele é mais versátil e está em melhor fase. O Phelps está se preparando para as Olimpíadas de 2012”, avaliou Brandonn. Lochte foi o destaque do último Mundial ao conquistar cinco ouros e quebrar o recorde dos 200 m medley. Phelps faturou quatro ouros.

Não é à toa que Brandonn Pierry gosta da dupla. O garoto quebrou quatro recordes no último Campeonato Brasileiro de inverno e já começa a sentir o gosto de superar marcas. Ele também é versátil. Venceu, com recordes, os 1.500m livre, os 400m medley, os 400m livre e os 200m costas.

“Minha especialidade é nos 1.500m, mas gosto do medley também. E quero melhorar meu nado borboleta para evoluir no medley”, projetou.

Com os tempos que conseguiu recentemente como infantil, Brandonn Pierry estaria no pódio também nas categorias juvenil e júnior (com atletas até três anos mais velhos). Por isso, ele tem planos ousados. No ano que vem, sua meta é competir entre os adultos.

“Acho que no ano que vem já dá para disputar o absoluto, até porque hoje não estou muito longe. Espero conseguir os índices para nadar os campeonatos brasileiros. E também quero chegar à seleção de novo no final do ano.”

Para isso, Brandonn Pierry leva a natação a sério. “Ele treina comigo há quatro anos e só faltou três vezes, sendo que em duas delas eu tive que mandá-lo ficar em casa porque ele estava doente. Ele tem um comprometimento raro para a idade dele”, contou o técnico Danilo Lima.

“Natação é minha vida, não consigo viver sem. Nado desde os três anos e compito desde os sete. Treino 2h40 de segunda a sábado, só descanso no domingo”, descreveu Brandonn, cujo sonho é disputar as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. “Eu sei que é difícil e está longe, mas é meu sonho. Estarei com 19 anos. O chinês que bateu o recorde dos 1.500 m no Mundial tem 19 anos”, comparou ele, citando Sun Yang.