Topo

Thiago Pereira é o novo integrante do projeto de Cielo e mira recorde no Pan

Cesar Cielo e Thiago Pereira agora fazem parte da mesma equipe - Divulgação
Cesar Cielo e Thiago Pereira agora fazem parte da mesma equipe Imagem: Divulgação

Do UOL Esporte

Em São Paulo

25/08/2011 15h37

Cesar Cielo anunciou em fevereiro a criação do P.R.O. 16 (Projeto Rumo ao Ouro em 2016) e decretou sua permanência no Brasil. A iniciativa inédita começou com sete nadadores de elite e, pouco mais de seis meses após o pontapé inicial, já ganhou reforço. Thiago Pereira é o novo integrante da equipe comandada pelo técnico Alberto Silva, o Albertinho. Agora, o nadador do Corinthians já projeta recorde de medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara-2011.

NATAÇÃO GANHA NOVO GUSTAVO BORGES

  • Thiago Bernardes/UOL

     

    Pode ser coincidência, mas 20 anos depois de Gustavo Borges começar a brilhar nas pisicinas internacionais (nos Jogos Pan-Americanos de Havana, Cuba, em 1991), um homônimo do medalhista olímpico inicia uma carreira promissora na natação. Xará sem querer, o garoto de 14 anos repete os passos do ídolo e já convive com status de promessa.

    O novo Gustavo Borges nasceu em Santos (SP) em 31 de janeiro de 1997. A história do nome do garoto, aliás, é curiosa e não tem relação com o ídolo da natação. A mãe Fernanda queria que o filho chamasse Pedro Borges, mas foi alertada para um possível apelido: Pedro Bó (personagem do programa humorístico de Chico Anysio que fazia perguntas tolas).

    Ela decidiu, então, mudar e convocou reunião familiar para a nova escolha. Uma votação definiu o nome Gustavo Borges Silva. “Foi só uma coincidência. Agora o nome ajuda bastante as pessoas me conhecerem”, disse o garoto de 14 anos ao UOL Esporte.

     

Thiago Pereira treina há dois anos em Los Angeles, nos Estados Unidos. Mas, ao contrário de Cielo, ele pretende manter as atividades em solo norte-americano em alguns meses do ano. Ele também segue como atleta do Corinthians – clube que defenderá nas principais competições nacionais. A diferença será no local de treinamento. Assim como os outros sete nadadores, o fluminense será comandado por Albertinho na piscina do COPT (Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa), em São Paulo.

“Faltava na minha carreira treinar em um grupo de alto nível no Brasil. Aqui será possível manter o ritmo e ficar mais perto da família e dos amigos. Isso ajuda a descansar a cabeça. Vou continuar nadando e defendendo as cores do Corinthians”, explicou Thiago Pereira. Ele se junta a André Schultz, Cesar Cielo, Henrique Rodrigues, Leonardo de Deus, Nicholas Santos, Tales Cerdeira e Vinícius Waked na formação do P.R.O. 16.

O projeto idealizado por Cielo e comandado por Albertinho reúne nadadores que treinarão em tempo integral com técnico exclusivo.  “Ele precisa complementar o trabalho excelente que faz nos Estados Unidos. Acredito que podemos ajustar a parte de velocidade e força do atleta. O segredo é conhecer o lado técnico e emocional do nadador”, opinou o treinador.

“Fazer parte desse grupo será importante durante as competições como Mundial, Pan e Olimpíada. Ficar próximo e trocar ideias com os outros brasileiros é fundamental na hora da decisão. São pequenos detalhes que fazem a diferença”, disse Thiago Pereira, que ainda não definiu quando retorna para Los Angeles.

O primeiro desafio de Thiago Pereira após o anúncio da parceria será o Troféu José Finkel, disputado na próxima semana em Belo Horizonte (MG). Mas o foco do semestre está no Pan de Guadalajara, que ocorrerá entre 14 e 30 de outubro no México. Ele deve nadar os 200 m e 400 m medley, 100 m e 200 m costas, 200 m livre, 200 m peito e três revezamentos (4x100 m livre, 4x100 m medley e 4x200 m livre) e pode superar seu próprio desempenho.

No Pan do Rio-2007, ele conquistou oito medalhas (seis ouros, uma prata e um bronze). “Esse período de treinos no Brasil vai me ajudar e espero aumentar o número de medalhas. Estou confiante para a competição no México”, afirmou Thiago Pereira. O nadador recebeu elogios do agora companheiro de projeto. “Ele será o cara do Pan. O momento do Thiago Pereira é excelente e, mais uma vez, ganhará muitas medalhas. Sua chegada ao P.R.O. 16 também é importante na campanha olímpica", falou Cesar Cielo.