Topo

Cesar Cielo bate rival Fred Bousquet e conquista o primeiro ouro da temporada em Missouri

Cesar Cielo superou Fred Bousquet depois de ficar em segundo nas eliminatórias - AP Photo/Jeff Roberson
Cesar Cielo superou Fred Bousquet depois de ficar em segundo nas eliminatórias Imagem: AP Photo/Jeff Roberson

Do UOL, em São Paulo

11/02/2012 22h40

Depois de considerar o francês Fred Bousquet como seu grande rival ao ouro olímpico em Londres, Cesar Cielo deu mostras de que os torcedores brasileiros podem ficar esperançosos.

Neste sábado, o campeão olímpico superou justamente Bousquet e conquistou a medalha de ouro nos 50m livre no Grand Prêmio de Missouri, nos Estados Unidos.

Cielo cravou a marca de 22s13 na final, contra 22s26 do francês. Jason Lezak (EUA) ficou em terceiro, com 22s75.

Recentemente, o brasileiro afirmou em entrevista ao Jornal da Tarde que o nadador europeu é o seu maior adversário na prova mais rápida da natação mundial e da qual ele é o atual campeão olímpico.

De acordo com Cielo, ele e Bousquet estão um nível acima dos outros nadadores e duas das três medalhas em jogo devem ficar com eles. Os dois são amigos e treinavam juntos em Auburn (EUA), onde o brasileiro morou até o fim de 2010.

"Fiz o treino mais pesado dos últimos quatro anos nas últimas semanas. Eu queria mesmo comparar os meus tempos com os do ano passado e não com os dos meus adversários. Cada um tem seu objetivo para a fase do ano", afirmou Cielo.

A vitória na final foi o "troco" do brasileiro, nadador do Flamengo, no adversário, já que nas eliminatórias foi o francês quem bateu na frente, enquanto Cielo ficou com o segundo tempo.

Na sexta-feira, o brasileiro não teve um desempenho tão bom e nem sequer conseguiu se classificar à final A dos 100 m borboleta, que teve Felipe Lima como vencedor. Neste domingo, Cielo encerra sua participação em Missouri na prova que é uma de suas especialidades: o 100 m livre.

Além do ouro de Cielo nos 50m, o Brasil ainda subiu ao topo do pódio com Joanna Maranhão, nos 200 m borboleta (2m09s73). Na mesma prova, Leonardo de Deus ficou com a prata para o país. Thiago Pereira conquistou o bronze nos 100m costas.