Topo

Flamengo não renovará com Cielo por alto salário e ligação com Patricia Amorim

Mesmo sem poder votar, Cielo compareceu às eleições do Fla para apoiar Patricia - Divulgação/Fla Imagem
Mesmo sem poder votar, Cielo compareceu às eleições do Fla para apoiar Patricia Imagem: Divulgação/Fla Imagem

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/12/2012 17h49

O campeão olímpico e mundial César Cielo não será mais nadador do Flamengo em 2013. A nova diretoria do clube, que tomou posse na noite da última quinta-feira, anunciou nesta sexta que o contrato do nadador não será renovado ao final do vínculo atual - próximo dia 31 de dezembro.

O UOL Esporte apurou que, além do alto salário de Cielo - cerca de R$ 90 mil -, a diretoria tomou essa decisão em função da estreita ligação entre o nadador e Patricia Amorim, ex-presidente derrotada nas eleições que deixa o cargo no fim deste ano.

No pleito do último dia 3 de dezembro, inclusive, Cesar Cielo, mesmo sem poder votar, compareceu à Gávea para prestar seu apoio à então mandatária e posar para fotos com a camisa da chapa de Patricia Amorim. O apoio, porém, foi em vão, já que ambos perderam seus espaços no clube.

A ideia de não renovar com Cielo, inclusive, já era dada como certa nos bastidores. Além de ser um atleta caro e não treinar no clube, muitos dirigentes entendem que o nadador era muito mais uma peça política de Patricia Amorim do que um representante rubro-negro.

E mesmo com toda a ligação com a presidente, Cielo não escapou dos recentes problemas financeiros do Flamengo e deixa a Gávea sem receber os salários dos três últimos meses. Os dirigentes que assumiram o clube, porém, prometeram quitar os vencimentos atrasados.

Oficialmente, o novo vice-presidente de esportes olímpicos, Alexandre Póvoa, não falou sobre o assunto e apenas comentou a decisão de cortar os gastos em esportes que não geram a própria receita. Ele explicou que o ano de 2013 será de cortes e que no futuro estes investimentos em atletas de ponta poderão ser feitos novamente.

Além de Cielo, deixarão Flamengo outros nadadores de ponta, como Nicholas Santos (campeão mundial dos 50m borboleta em piscina curta), Joanna Maranhão, Leonardo de Deus e Tales Cerdeira.