Topo

Russa encarna Marilyn e reina no nado sincronizado com três ouros

Do UOL, em São Paulo

24/07/2013 18h10

Svetlana Romashina vem sendo o grande nome do Mundial de Esportes aquáticos até agora. A russa do nado sincronizado faturou nesta quarta-feira sua terceira medalha de ouro na competição, desta vez na rotina individual livre, interpretando Marilyn Monroe com a canção “I wanna be loved by you”.

Aos 23 anos, ela já soma 14 medalhas de ouro em Mundiais e três em Olimpíadas. Suas outras conquistas nesta edição foram no solo e no dueto técnico. Aos poucos, ela se aproxima da marca da ex-colega Natalia Ishchenko, que possui o recorde de 16 ouros na competição e decidiu fazer uma pausa na carreira.

Até agora, Romashina é a única a ter faturado mais de um ouro em Barcelona. Graças a ela, a Rússia se firmou na vice-liderança do quadro de medalhas do Mundial, atrás apenas da China e logo à frente do Brasil. Dos quatro ouros conquistados pelo país, três tiveram a participação dela. E ela quer mais: na quinta-feira, ela disputará a final da rotina livre dos duetos ao lado da parceira Svetlana Kolesnichenko, com quem já venceu a prova técnica.

Nesta quarta, Romashina superou com folga a chinesa Huang Xuechen, que ficou com a medalha de prata. A russa somou 97.340 pontos, contra 95.720 da segunda colocada. O bronze foi para a espanhola Ona Carbonell.

A russa cativou os juízes com uma rotina que remete ao clássico “Quanto mais Quente Melhor”, de 1958, dirigido por Billy Wilder. Seu figurino e a apresentação foram inspirados na personagem Sugar Kane, cantora interpretada por Marilyn Monroe no filme. Segundo ela, a ideia partiu de Elena, filha de sua técnica Tatiana Dachenko.

“Ela vinha falando nessa ideia ao longo dos últimos dois anos, mas não sabíamos qual atleta iria executá-la. Eu gosto da personagem, então fiquei realmente feliz em interpretar esse papel”, declarou Romashina após levar sua terceira medalha de ouro em Barcelona. 

CIELO FALA EM "PEGAR ONDA" DO OURO DE POLIANA NA MARATONA

  • Principal nome da delegação brasileira no Mundial de Esportes Aquáticos, Cesar Cielo treinou pela primeira vez no palco das competições em Barcelona nesta quarta-feira, junto com toda a equipe nacional das provas de natação e também de maratonas aquáticas. Defendendo o título nos 50 m livre e borboleta, o campeão disse estar mais confiante depois do ouro de Poliana Okimoto na prova de 10 km, conquistado um dia antes.
    Leia mais

POLIANA VOLTA PARA A ÁGUA NA PROVA POR EQUIPES

  • Após levar o ouro na prova de 10 km, Poliana Okimoto terá a chance de ajudar o Brasil a alcançar outro feito inédito na maratona aquática de 5 km por equipes, às 7 horas de Brasília de quinta-feira. Será a primeira participação brasileira na prova, e o time será completado por Allan do Carmo e Samuel de Bona. A cada 30 segundos, sai a equipe de um país, e o cronômetro é disparado. O tempo só para de correr quando o último da equipe chega.
    Leia mais