Topo

Saltadora de 14 anos desbanca bicampeã olímpica e leva ouro no Mundial

Do UOL, em São Paulo

25/07/2013 16h58

A chinesa Si Yajie, de apenas 14 anos, foi a responsável pela maior zebra dos saltos ornamentais do Mundial de Esportes Aquáticos até agora. Na final da plataforma de 10 metros nesta quinta-feira, ela desbancou a compatriota bicampeã olímpica Chen Ruolin, que defendia o título.

Após a confirmação do resultado, a perplexidade da adolescente se transformou em uma expressão de indiferença no pódio. A vice-campeã chegou a demonstrar mais alegria com a prata. Mas, a pedido dos fotógrafos, Si Yajie finalmente sorriu com o ouro na mão.

Nas declarações, ela também foi sucinta: “No geral, meu desempenho foi bom, especialmente nos meus quatro primeiros saltos, em que fui bastante consistente. Meu segredo para o sucesso? Treinar duro e não ser preguiçosa”, aconselhou.

Si Yajie obteve um total de 392,15 pontos, contra 388,70 da campeã olímpica Chen Ruolin. O bronze ficou com a ucraniana Iuliia Prokopchuk, com uma pontuação bem inferior à das chinesas: 358,40.

Depois de levar ouro na prova sincronizada da plataforma de 10 metros na última segunda, Chen Ruolin teve que se contentar com a prata no individual. Ela elogiou a nova geração de saltadoras chinesas e disse que ter colegas talentosas é uma motivação a mais.

“A competição é assim: alguém vence e outro tem que perder. A chave é saber lidar com a derrota. Se você olhar para trás, não vai conseguir melhorar. Se olhar para frente, sua falha será apenas uma memória ruim”, declarou a bicampeã olímpica após ficar com a prata.

O ouro da saltadora de 14 anos foi o sexto da China, que vem dominando os saltos ornamentais em Barcelona. Das provas disputadas na Piscina Municipal de Montjuic, os chineses só não venceram uma delas. O país lidera o quadro de medalhas, à frente de Rússia, Alemanha e Brasil.