Topo

Melhor brasileira em Mundiais quase fica sem óculos: "Quebrou no meio"

Brasileira Etiene Medeiros conquistou o quarto lugar nos 50 m borboleta no Mundial de Barcelona - Satiro Sodré/Divulgação CBDA
Brasileira Etiene Medeiros conquistou o quarto lugar nos 50 m borboleta no Mundial de Barcelona Imagem: Satiro Sodré/Divulgação CBDA

Do UOL, em São Paulo

01/08/2013 19h08

A pernambucana Etiene Medeiros, de 22 anos, conquistou nesta quinta o melhor resultado da natação feminina brasileira em Mundiais de piscina longa, com o quarto lugar nos 50 m borboleta. Nem o acidente que antecedeu a prova tirou o ímpeto da nadadora, que lamentou ficar sem medalha, mas reconheceu a importância do feito.

“Eu estou muito feliz. É um resultado muito bom. Meu óculos quebrou no meio. Se não tivesse outro ia nadar sem óculos. Nossa, foi por pouco”, declarou Etiene na saída da piscina.

Ela fez o tempo de 27s83, e ficou atrás das Jing Zhao (27s29) e Yuanhui Fu (27s39), além da japonesa Aya Terakawa (27s53).

Ao perceber que seus óculos estavam quebrados, Etiene contou com a ajuda do supervisor da CBDA, Ricardo de Moura, que conseguiu outros emprestados.

O estresse não chegou a abalar a pernambucana, que assegura ter entrado com o objetivo de vencer a prova.

“Agora é digerir, pois cinquentinha é loteria. A gente tem que cair na piscina pensando em ganhar e foi o que fiz. Quarto lugar é um resultado muito bom, meu melhor tempo, e agora é focar no 4x100m medley”, afirmou Etiene, que disputa o revezamento no domingo.

Além de cravar o melhor resultado da história da natação feminina em competições mundiais, Etiene evoluiu 21 posições em relação ao Mundial anterior, de Xangai, em 2011.

A meta é melhorar ainda mais para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.

“Agora é fazer tudo de novo, nadar o Finkel, depois uma descansada... Em 2016 quero estar entre as oito dos 100 m costas, quem sabe medalha”, concluiu Etiene na entrevista ao site da CBDA.