Topo

Rebeca Gusmão revela terapia no esporte e admite já ter pensado em suicídio

Do UOL, em São Paulo

26/11/2013 23h31

Banida da natação em 2009, Rebeca Gusmão disse que teve de passar por terapia para superar a proibição de disputar competições na modalidade. Em entrevista ao SporTV, a atleta falou sobre o assunto.

“(Na época do banimento) Eu entrei em depressão, não queria comer, não queria sair de casa, chorava muito. Foi quando eu pedi ajuda”, disse Rebeca Gusmão, que até cogitou o suicídio.

“Se eu falar que não passou na minha cabeça (a possibilidade de se matar), vou estar mentindo. Já me passou pela cabeça algumas vezes, mas não naquele dia, até porque eu já estava em tratamento. Por tomar um medicamento mais forte que aconteceu o que aconteceu. Fui buscar minha terapia no esporte, e isso foi uma exigência do psicólogo e da psiquiatra”, completou.

Rebeca foi acusada em 2007 de doping, perdendo as quatro medalhas no Pan-Americano do Rio de Janeiro. Dois anos depois, ela foi expulsa do esporte.

Um ano após a expulsão, a atleta passou por uma grave depressão e chegou a perder 22 quilos. Segundo a atleta, esse problema já faz parte do passado.

“Hoje eu sou outra pessoa, tenho me sentido bem. Claramente você vai se sentindo melhor, vai voltando a sorrir de novo. Mais gratificante do que ganhar uma medalha, é ajudar alguém a ganhar uma”, completou.