Topo

Ian Thorpe é detido e internado na Austrália após nova crise

Das agências internacionais

Em Sidney (Austrália)

03/02/2014 07h36

O nadador australiano Ian Thorpe, detentor de cinco medalhas de ouro em Jogos Olímpicos, foi detido pela polícia de Sidney enquanto perambulava pelas ruas da cidade australiana apresentando um comportamento estranho. De acordo com a imprensa local, ele foi levado a um hospital para a realização de uma avaliação médica.

Os motivos da detenção não foram detalhados, mas a rede local ABC disse que o nadador se encontrava "aturdido e desorientado" em uma rua perto da casa de seus pais. A polícia, entretanto, não apresentou queixa contra Thorpe e nenhuma outra medida deverá ser tomada.

Nos últimos dias, o jornal Herald Sun disse que o maior nome da história da natação australiana se internou para lutar contra uma depressão e contra o alcoolismo. O seu representante negou a informação e rebateu dizendo que ele na verdade se dirigiu ao hospital de Sidney para realizar uma operação no ombro.

O nadador admitiu em sua biografia divulgada em 2012 sofrer de depressão, que o fez pensar até em se suicidar. Além das cinco medalhas douradas em Olimpíadas (três em Sidney-2000 e duas em Atenas-2004), ele também tem outras três de prata e uma de bronze. Em 2001, ele se tornou o primeiro nadador e ganhar seis medalhas de ouro em um mesmo Mundial (em Fukuoka).

Thorpe se aposentou das piscinas em 2006, aos 24 anos. Em 2011, o especialista em nado livre voltou a nadar e tentou se classificar para os Jogos de Londres, mas acabou não conseguindo.