Topo

Nadadora campeã olímpica anuncia aposentadoria aos 25 anos

Do UOL, em São Paulo

09/04/2014 12h24

A nadadora australiana Stephanie Rice anunciou sua aposentadoria nesta quarta-feira, aos 25 anos de idade. Ela foi três vezes medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, nos 200m e nos 400m medley, no revezamento 4x200m livre.

Stephanie sofria com problemas nos ombros desde a preparação para os Jogos de Londres, em 2012. "Londres foi muito duro. Foram muitas coisas que deram errado para mim naquela preparação e foi como se eu estivesse tentando muito para fazer tudo perfeito e tudo acabou dando errado", disse a agora ex-nadadora.

A australiana demorou quase dois anos após a Olimpíada de Londres, de onde saiu sem nenhuma medalha, para decidir parar com a natação. "Terminados os Jogos, eu realmente não queria tomar uma decisão precipitada na minha carreira e se eu deveria ou não continuar nadando, porque eu estava muito emocionada com as coisas pelas quais eu passei", afirmou Stephanie.

A atleta disse que foi muito complicado passar a viver como uma campeã olímpica após os ouros de Pequim. "Eu senti muita pressão para viver de acordo com as expectativas de todos e dar respostas a elas, mas eu sabia que precisava de um tempo só para mim para chegar ao ponto onde eu saberia 100% do que queria fazer", disse.

Stephanie considerou a decisão de se aposentar como "triste", mas irreversível. "Eu definitivamente sinto como se perdesse parte de mim, mas estou realmente empolgada com o que está por vir", afirmou, sem dizer o que pretende fazer daqui para frente.