Topo

Campeão olímpico Ian Thorpe revela que é homossexual

Do UOL, em São Paulo

12/07/2014 13h35

O nadador Ian Thorpe, medalha de ouro em cinco provas nas Olimpíadas de Sidney, em 2000, e Atenas, em 2004, revelou em entrevista a um programa inglês do Canal 10 que é homossexual, segundo o jornal australiano The Daily Telegraph. A entrevista irá ao ar no próximo domingo. 

De acordo com a publicação, o atleta de 31 anos, que passou por muitos problemas psicológicos nos últimos anos, se mostrou bastante emotivo ao admitir sua sexualidade, descrevendo anos de depressão em que tentou mantê-la em segredo. 

Recentemente, Thorpe chegou a ser detido na Austrália e, segundo a rede local ABC, estava "desorientado" e foi levado a um hospital. Ele enfrentou problemas com drogas e alcoolismo e passou por uma reabilitação. 

A sexualidade de Thorpe foi assunto em diversos momentos de sua carreira e ele sempre se mostrou incomodado com os questionamentos.

"O que mais me machuca sobre isso é as pessoas questionando a minha integridade e o que eu digo. Essa é a parte que acho dolorosa, e isso é algo que me deixaria envergonhado e que eu esconderia", escreveu em sua biografia de 2012. 

Matthew Mitcham, saltador australiano que também é campeão olímpico e que admitiu ser homossexual há seis anos, declarou, após saber da revelação de Thorpe, que espera que a opinião pública lhe dê apoio neste momento. 

"Eu entendo totalmente como esse processo tem sido difícil para ele. Eu realmente espero que isso lhe dê paz e que a imprensa e o público lhe respeitem da mesma forma maravilhosa que me apoiaram em 2008. O público australiano e a imprensa têm uma oportunidade maravilhosa para dar um exemplo para as crianças sobre a posição do Ian", disse.