Topo

Ian Thorpe diz que temeu ter sua imagem de campeão questionada por ser gay

Do UOL, no Rio de Janeiro

13/07/2014 09h13

O nadador australiano cinco vezes campeão olímpico Ian Thorpe admitiu em entrevista ao Canal 10, tv de seu país, que teve medo de ter sua reputação questionada caso admitisse sua homossexualidade. O atleta admitiu que é gay na mesma entrevista, conforme havia adiantado o Daily Mail durante a semana.

“Eu estava tentando ser o que eu pensava que era o atleta correto segundo as expectativas de outras pessoas. Eu queria fazer minha família e minha nação orgulhosos de mim”, disse Ian Thorpe na entrevista. “Parte de mim não sabia se a Austrália iria querer que um campeão fosse gay”, refletiu.

“Espero que seja mais fácil para outras pessoas agora. Mesmo que você esconda por anos, você se sente melhor ao deixar isso se tornar público”, continuou. “Algumas pessoas vão me criticar, outras não vão gostar e outras talvez me aplaudam por isso. Mas sou eu”, disse o australiano.

Thorpe explicou que a revelação foi algo sobre o qual refletiu durante algum tempo, mas que só admitiu aos seus familiares nas últimas semanas. O nadador já havia dado declarações públicas negando que fosse gay, o que tornou a declaração ainda mais surpreendente.

“Eu queria admitir há algum tempo, mas não sentia que poderia fazer isso. O que aconteceu foi que eu senti que a mentira ficou tão grande que eu não queria que as pessoas questionassem minha integridade”, disse Thorpe.

“E isso é algo muito recente, estamos falando das últimas duas semanas, quando eu estive confortável para admitir isso para as pessoas mais próximas ao meu redor”, explicou o nadador, que sempre negou sua homossexualidade, questionada desde os seus 16 anos.

“Eu sei como é crescer e dizerem para você como sua sexualidade deve ser, e então perceber que não é a realidade. Eu fui acusado de ser gay antes de saber quem eu era”, argumentou o atleta.

Além da revelação, Thorpe tem tido um ano agitado em sua vida. O nadador foi internado com depressão e também passou por uma cirurgia no ombro, da qual ainda não se recuperou integralmente. O atleta admitiu que pode encerrar a carreira definitivamente neste ano, dependendo da evolução da lesão.

“Eu tive um tremendo choque de realidade, de que eu tenho de ser realista com minhas expectativas. Eu posso nunca mais nadar novamente. É duro, porque eu quero poder continuar minha carreira”, admitiu Thorpe.