Topo

Japonês campeão mundial furta câmera em torneio de natação e se dá mal

Naoya Tomita foi expulso dos Jogos Asiáticos e ainda terá de pagar passagem de volta. Ele foi campeão mundial em 2010, em Dubai  - REUTERS/Rabih El Moghrabi
Naoya Tomita foi expulso dos Jogos Asiáticos e ainda terá de pagar passagem de volta. Ele foi campeão mundial em 2010, em Dubai Imagem: REUTERS/Rabih El Moghrabi

Do UOL, em São Paulo

27/09/2014 10h22

O nadador japonês Naoya Tomita, 25, foi visto furtando uma máquina fotográfica durante os Jogos Asiáticos, que acontece em Incheon, na Coreia do Sul. O Comitê Olímpico do Japão determinou a expulsão do atleta, que ainda terá de pagar com recurso próprio a passagem de volta para seu país.

O equipamento subtraído pertence a um jornalista sul-coreano e é avaliado em 7,5 mil dólares (cerca de R$ 17 mil).

Tomita é famoso no Japão. Ele ganhou medalhas de ouro em competições de 200 m peito. Tomita ficou no lugar mais alto do pódio no Mundial de piscinas curtas, em Dubai, em 2010, quando bateu recorde mundial, e nos Jogos Asiáticos de 2010, em Guangzhou, na China.

A confirmação de que Tomita era o autor do furto foi feita após análise das câmeras de vigilância interna no complexo esportivo onde é realizado o torneio. Tomita retirou a câmera da bolsa do jornalista.

Primeiramente, chegou-se à conclusão de que se tratava de um integrante da equipe japonesa de natação. Posteriormente, o Comitê Olímpico japonês confirmou ser Naoya Tomita.

A detenção ocorreu quando o nadador assistia à competição das arquibancadas. “Ele admitiu imediatamente a autoria do furto”, informou a polícia.