Topo

Phelps decide se afastar das competições para "entender a si mesmo"

Do UOL, em São Paulo

05/10/2014 11h21

Durou pouco o retorno de Michael Phelps às piscinas. O maior campeão olímpico de todos os tempos optou por se afastar novamente das competições para refletir sobre sua vida após ser detido por dirigir sob influência de álcool.

Em uma série de postagens em sua conta no Twitter, o nadador explicou que seu afastamento das piscinas o ajudará a atravessar o momento difícil atual.

“Os últimos dias têm sido de extrema dificuldade. Reconheço que este não foi meu primeiro lapso de julgamento e estou extremamente desapontado comigo mesmo. Darei um tempo para atender ao programa que dará a ajuda que preciso para entender melhor a mim mesmo”, escreveu.

Com 29 anos, Phelps foi detido na última terça-feira (30) por dirigir sob influência de álcool, em velocidade acima do permitido e por guiar na contramão. Liberado após pagamento de fiança, ele será julgado no dia 19 de novembro e pode pegar até um ano de prisão.

Esta foi a segunda vez que Phelps enfrenta problemas com a Justiça por dirigir embriagado. Em 2004, o nadador foi detido pelo mesmo motivo, tendo sua carteira de habilitação suspensa por 18 meses e multado em US$ 250. Ainda teve que dar palestras sobre o consumo indevido de álcool em três escolas.

Dono de 22 medalhas olímpicas, sendo 18 de ouro, Phelps havia se aposentado da natação após os Jogos de Londres-2012. Em abril, porém, decidiu retornar às competições e conquistou três medalhas pelos Estados Unidos no mês passado, no Pan Pacífico.

“A natação é a principal parte da minha vida, mas nesse momento preciso focar minha atenção em mim como indivíduo e fazer o trabalho necessário para aprender com essa experiência e tomar melhores decisões no futuro”, postou o nadador.