Topo

Em alta, mas suspenso, Phelps volta aos treinamentos nos Estados Unidos

Do UOL, em São Paulo

25/11/2014 14h41

Suspenso pela Federação Americana de Natação, mas apesar disso eleito o nadador do ano na última segunda-feira, Michael Phelps está de volta aos treinamentos nos Estados Unidos. Um membro do staff do atleta, que recebeu a premiação em seu lugar, confirmou a informação, de acordo com a rede NBC.

"Michael está em Baltimore, feliz por estar de volta às piscinas, trabalhando pelos seus objetivos no próximo ano", afirmou Keenan Robinson, diretor de serviços dos atletas do North Baltimore Aquatic Club, onde o maior vencedor olímpico da história tem treinado. Por enquanto, Phelps não pode participar de competições por conta da punição.

Em 30 de setembro, ele foi preso por dirigir bêbado. Seguindo a política difundida nos Estados Unidos de punir atletas por deslizes cometidos longe do ambiente esportivo, ele acabou suspenso por seis meses, o que significa que não participará do Mundial de 2015, que será disputado em julho, em Kazan, na Rússia.

A punição, que começou em setembro, acaba antes da competição, mas Phelps não poderá se classificar para o evento. Ao ser suspenso, ele prometeu procurar ajuda, e assim participou de um programa de reabilitação de seis semanas de duração. Com 22 medalhas olímpicas, ele planeja competir nos Jogos de 2016 depois de anunciar a aposentadoria após a Olimpíada de Londres 2012.