Topo

Cielo lidera Brasil, e equipe ganha ouro no revezamento com recorde mundial

Do UOL, em São Paulo

04/12/2014 13h05Atualizada em 04/12/2014 16h10

A equipe masculina do revezamento 4x50 medley foi a primeira a cair na piscina na tarde desta quinta-feira, no Mundial de Piscina Curta de Doha (QAT). Com seu time principal, o Brasil fez a prova em 1min30s51 e ganhou seu primeiro ouro com direito a recorde mundial. O tempo foi quase um segundo mais rápido do que o registrado pela segunda colocada, a França (1min31s25). A antiga melhor marca do planeta pertencia à Rússia, quenas eliminatórias anotara 1min32s78. 

Guilherme Guido foi o primeiro a cair na piscina e entregou os primeiros 50 metros em quinto lugar. Em seguida, Felipe França recuperou posições e Nicholas Santos já entregou a César Cielo o revezamento com o Brasil na liderança.

Cielo fez seus 50 metros em 20s08. "Eu brinquei com o tempo antes, dá pra fazer o recorde ainda. Eu nado com o França e com o Guido desde os 13 anos. Pegar o recorde mundial no revezamento não poderia ser melhor. É deixar essa geração na história. E agora tenho que ganhar. Foi uma das provas mais emocionantes da minha vida, o revezamento", disse César Cielo ao Sportv.

César Cielo foi o segundo melhor nos 50m livres, atrás do grande rival do brasileiro, o francês Florent Manaudou, que nadou em 20s04.

"Quero agradecer a Deus por termos honrado a vitória. A equipe fez a diferença. Isso faz com que a vitória venha antes de nadar. É uma consequência ser o "'dream team", contou Felipe França ao Sportv.

"César nadou muito forte, conseguimos o nosso objetivo e merecemos demais esse título", disse Nicholas Santos.

Além de Brasil e França, os Estados Unidos também foram ao pódio. Terminaram em terceiro, com 1min31s83.

Mais tarde, Felipe França conquistou mais dois ouros para o Brasil. Um individual nos 100 m peito, com direito a recorde do campeonato e ouro no revezamento 4x50 medley misto. 

Outros resultados:

César Cielo voltou à piscina para a semifinal dos 50m livres. O brasileiro conseguiu se classificar em em primeiro com o melhor tempo da semi: 20s80.

"Eu acho que minha saída não foi tão boa, foi uma correria do pódio para colocar o maiô. A caminhada é longa do pódio. Dei um "migué" para os caras verem que estou sobrando um pouquinho para conseguir um tempo muito melhor amanhã, espero que seja suficiente para ser primeiro. O Manaudou (Florient) também controlou. Hoje foi todo mundo na 4ª marcha. 50m um centésimo pode ser a diferença entre o ouro e a prata", disse Cielo após a prova ao Sportv.

Após conseguir sua medalha de ouro no revezamento, Guilherme Guido voltou à piscina para a final dos 100m costas e terminou em 5º lugar com o tempo de 50s21 dividindo a posição com Christian Diener. Mtchell Larkin foi o campeão. O australiano fez os 100m em 49s57.

Nas semifinais, Larissa Oliveira conseguiu passar para a final dos 100m livres, com o 10º tempo (52s75). Daynara de Paula e Daiene Dias também entraram na água pela semifinal dos 50m borboleta. Daynara conseguiu passar à final com o 6º melhor tempo (25s54).

Na final dos 100m costas, Etiene Medeiros acabou apenas na sétima colocação. Ela completou a prova em 57s72, bem distante da vencedora, Katinka Hosszú. Após duas decepções na quarta-feira, a húngara levou seu primeiro ouro na competição com direito a recorde mundial: 55s03.

"Não deu para ir melhor, mas estou muito feliz com esta primeira final em um Mundial. Ainda tenho outras provas para disputar", disse Etiene em entrevista ao SporTV.

Na final dos 100m borboleta, o brasileiro Marcos Macedo acabou na oitava e última colocação, com o tempo de 50m47. Nesta mesma prova, o sul-africano Chad Le Clos acabou com o ouro e recorde mundial: 48s44.

Fechando o dia, a seleção brasileira entrou na piscina novamente para o revezamento 4x200 livre. A equipe formada por João de Lucca, Gustavo Godoy, Fernando Santos e Gabriel Ogawa terminou em 6º com o tempo de 6min54s53, recorde sul-americano.