Topo

Brasil conquista mais quatro ouros no Mundial de Piscina Curta

Do UOL, em São Paulo*

07/12/2014 13h09Atualizada em 07/12/2014 15h51

O Brasil começou as decisões do Mundial de Piscina Curta de Doha, no Qatar, arrasador. Dois ouros em três provas disputadas logo no início da tarde deste domingo (07). César Cielo conquistou a medalha dourada nos 100m livres e Etiene Medeiros, nos 50m costas. Mais tarde Felipe França também conquistou o ouro nos 50m peito. São sete ouros brasileiro no total. A última medalha de ouro do dia foi de veio no revezamento 4x100 medley. 

Guilherme Guido, Felipe França, César Cielo e Marcos Macedo fizeram a prova em 3min21s14 e deram o sétimo ouro do Brasil na competição e confirmaram o país como o grande campeão de Doha, à frente de todos no quadro de medalhas com 10 conquistadas: 7 ouros, 1 prata e 2 bronzes. 

Na decisão dos 100m livre  César Cielo conseguiu vencer o duelo contra o francês Florent Manaudou deste domingo. Cielo nadou em 45s75 e conseguiu o primeiro lugar. O francês ficou com a prata. Cielo começou atrás de Manaudou e conquistou sua medalha de ouro nos últimos metros. Os dois quase bateram juntos na chegada. O francês nadou sua prova em 45s81. O outro brasileiro da prova, João Lucca, terminou em 7º com 47s05.

"Não tenho que esquecer. Tenho que aprender. Esporte é assim mesmo. O importante é fazer o melhor o tempo todo e ter certeza que fez o melhor. Nos 50m eu pensei que poderia ter feito melhor. Acredito que tinha uma prova melhor em mim. Foi o filme de ontem à noite. Imaginei que ele estaria travado no fim. Esse terceiro 25m está muito fácil. No final foi 'quem está doendo menos'. Acho que eu queria um pouco mais que ele", comentou Cielo ao Sportv.

Enquanto isso, Etiene Medeiros  se tornou a melhor do mundo nos 50m nado costas do Mundial de Piscina Curta e conquistou a primeira medalha de brasileiras na história da competição. Com direito a recorde mundial, ela conseguiu nadar em 25s67."Eu não sei nem o que falar. Deu para ver na minha cara. É muito esforço para estar aqui. Eu estava muito nervosa para nadar. Eu crio expectativa, as pessoas criam pressão e tem que saber lidar com isso", disse Etiene muito emocionada ao final da prova, ao Sportv.

Etiene ficou à frente EmillySeebohm (Austrália) e Katinka Hosszu, que conquistaram a prata e o bronze respectivamente.

A outra medalha foi de Felipe França nos 50m peito. O brasileiro começou atrás, mas conseguiu terminar em 25s63 e conquistar a medalha para o Brasil. "Monstro é uma palavra meio forte. Essa competição para mim foi exemplar para meu retorno. Tem muito mais por vir de lutas, vitórias e treinos para Olimpíadas de 2016", disse França ao Sportv. Foi a quarta medalha de ouro de Felipe nesse Mundial.

A outra prova em que teve brasileiro nadando foi no revezamento 4x50 livre feminino, no qual as brasileiras acabaram em 8º, com o tempo de 1min38s38.

Mais tarde neste domingo foi a vez de Henrique Rodrigues nadar os 100m medley. O brasileiro terminou em 6º com o tempo de 52s20, recorde sul-americano. Daiene Dias terminou em 8º nos 100m borboleta nadando em 57s26.

*Atualizado às 14h14