Topo

Cielo traça meta de ouros em piscina longa e exalta experiência de jovens

Luiz Gabriel Ribeiro

Do UOL, no Rio de Janeiro

18/12/2014 14h01

As sete medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze conquistadas no Mundial de Piscina Curta de Doha – dez no total para a seleção brasileira – trazem confiança à principal estrela da companhia. Cesar Cielo já projeta a temporada 2015 enquanto dá as últimas braçadas deste ano pelo 10º Torneio Open de natação, no Rio de Janeiro. O atleta cita experiência importante no Qatar para uma equipe promissora e traça meta para o Mundial de Kazan no próximo ano.

A Rússia será sede do Mundial 2015, disputado em piscina longa (50m). A distância, que segue o padrão olímpico, faz o Mundial de Kazan ser tratado com maior importância por outras potências da modalidade.

Ainda que os últimos resultados de destaque do país tenham sido conquistados em piscina curta (25m) e ainda que haja maior concorrência, Cielo é otimista e projeta cinco medalhas de ouro do Brasil no Mundial.

“A gente vai tentar fazer campanha melhor do que fizemos nos Mundiais de piscina longa do passado. Nossa melhor campanha são quatro medalhas de ouro em um Mundial, se não estou errado. Vamos tentar buscar sim. Se isso vai nos colocar entre os três, dois ou cinco não sabemos. Se mirarmos uma evolução, podemos nos colocar em uma posição bacana. O próximo objetivo é cinco medalhas de ouro em Kazan”.

O Torneio Open – disputado em piscina de 50m – serve como primeira oportunidade para a conquista de índices para o Mundial de Kazan. Os principais destaques da seleção competem até este sábado no Rio logo após resultados que colocaram o Brasil na primeira colocação do quadro de medalhas da competição realizada em Doha.

Cielo comemora o bom momento da natação nacional e pede concentração dos companheiros para o embalo seja mantido até julho, quando o Mundial de Kazan será disputado.

“É um reconhecimento que a gente merece. O pessoal mandou muito bem lá no Mundial. Sete medalhas de ouro fazem a natação merecer abertura nesse meio esportivo. É continuar nessa pegada, nessa energia boa e com bastante profissionalismo e seriedade que temos tudo para continuar fazendo grandes campanhas nos campeonatos que aparecerem”, pediu Cielo.

O Mundial de Doha é visto por Cielo como impulso fundamental por uma próxima temporada ainda mais positiva para o Brasil em resultados. A experiência de ter encarado finais e conquistado sucesso em algumas delas é positiva para futuros desafios de porte semelhante.

“Os atletas são muito jovens, com 22 ou 23 anos. Essa foi a parte empolgante do Mundial de Doha, porque eles saíram da competição com bagagem cheia de medalhas. Também com a experiência de passar por uma final e ter conquistado um resultado controlando o nervosismo, o que é a nossa grande dificuldade. Temos um futuro muito promissor com esse grupo que só tem a melhorar a partir daqui. Espero conquistar também a nossa melhor campanha em 2016”, avisou Cielo, já vislumbrando resultados na Olímpiada do Rio de Janeiro.

Índices na manhã desta quinta-feira

O Campeonato Brasileiro de natação teve sequência na piscina do Botafogo, com uma manhã positiva para as mulheres. Daiene Dias (com 58s49 nos 100m borboleta) e Joanna Maranhão (com 4min41s99 nos 400m medley) fizeram marcas que as colocam no Mundial de Kazan neste momento. As atletas terão que defender suas marcas porque ainda há outra seletiva pela frente. As finais do Open, nesta tarde, também abrem oportunidades para que tais tempos sejam superados.