Topo

Michael Phelps se declara culpado e ficará sob condicional por 18 meses

AgNews
Imagem: AgNews

Do UOL, em São Paulo

19/12/2014 17h22

Em julgamento realizado nesta sexta-feira, em Baltimore, nos Estados Unidos, o nadador Michael Phelps se declarou culpado por dirigir embriagado acima do limite de velocidade e escapou de prisão. O multicampeão olímpico vai passar 18 meses em liberdade condicional, período no qual vai continuar comparecendo regularmente a reuniões dos Alcoólicos Anônimos.

Phelps foi preso em 30 de setembro, flagrado por policiais acima da velocidade, cruzando faixas em um túnel de Baltimore. Parado pela polícia, mostrou sinal de embriaguez. Foi a segunda vez que foi detido por conta disso, em 2004. Ele compareceu ao tribunal acompanhado da mãe e das irmãs. Seu advogado afirmou que ele iniciou a reabilitação de forma imediata e ressaltou os esforços do atleta.

Phelps afirmou que se sente preparado para colocar o incidente no passado, de acordo com o site da ESPN americana, mas recebeu um aviso do juiz: se falhar durante os 18 meses de condicional, irá para a prisão. "Você não precisa de um sermão da corte. Se você ainda não entendeu a mensagem ou se você se esquecer dela, a única opção é a cadeia", avisou.

O nadador já havia sido punido pela Federação Americana de Natação com seis meses de suspensão, o que o impede de participar do Mundial de Natação de Kazan, na Rússia. Phelps abandonou a aposentadoria das competições de olho nos Jogos Olímpicos de 2016. Ele é o maior vencedor da história olímpica, com 22 medalhas, sendo 18 de ouro.