Topo

Novo técnico de Cielo fez sucesso com velocistas. Agora tem maior desafio

Arilson Silva é técnico da seleção brasileira e de Cesar Cielo - Satiro Sodre/SSPress
Arilson Silva é técnico da seleção brasileira e de Cesar Cielo Imagem: Satiro Sodre/SSPress

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

25/02/2015 06h00

Arilson Soares da Silva é um técnico de renome da natação brasileira e mundial, fez trabalho de sucessos com velocistas, viu seus atletas acumularem diversos recordes continentais e colocou Felipe França e Bruno Fratus na elite do esporte.

Sob o comando do treinador, França foi medalhista de prata nos 50m peito do Mundial de Roma (ITA), em 2009, e campeão mundial em Xangai (CHN), em 2011. Também foi recordista mundial da distância em 2009 ao cravar 26s89 durante a disputa do Troféu Maria Lenk.

Quem também conseguiu chegar à elite da natação mundial enquanto treinou com Ari foi Bruno Fratus, um dos principais rivais de Cesar Cielo nos 50m livre e 100m livre nos dias de hoje.

Em 2011, Fratus fechou o ano como dono do segundo melhor tempo do ano nos 50m livre. Em 2012, ficou a apenas dois centésimos de beliscar a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres. Com a marca de 21s61, ficou justamente atrás de Cielo, que anotou 21s59.

O recheado currículo, porém, ainda tem uma lacuna a ser preenchida: a conquista de uma medalha olímpica.

E é com Cesar Cielo que Ari irá em busca deste desafio nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Há cerca de um mês este paulista de 44 anos foi oficializado como treinador do tricampeão mundial dos 50m livre. É o quarto técnico do nadador desde 2012. Seu último comandante havia sido Scott Volkers.

Com a parceria, que teve o aval da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Cielo passou a treinar no Centro Olímpico do Ibirapuera, em São Paulo. Esta será a sua base permanente até a disputa do Troféu Maria Lenk a partir do dia 6 de abril.

Depois, revezará as atividades entre a capital paulista e o Minas Tênis Clube, agremiação que defende, sempre sob a tutela de Ari. Os dois se conhecem desde os tempos em que Cielo era nadador do Esporte Clube Pinheiros -ele defendeu o clube até 2009.

“O Ari faz parte da elite de treinadores que temos no Brasil, e consequentemente no mundo. O Cielo julga que ele é o mais adequado para fazê-lo alcançar seus objetivos. Ele (Cielo) nos apresentou um plano de trabalho que aprovamos. Todos sabemos que técnico bom é aquele que dá resultado”, afirmou ao UOL Esporte Ricardo de Moura, superintendente técnico da CBDA.

“O Arilson é um excelente treinador e que tem feito trabalhos excelentes com velocistas. Dentro da linha que o Cesar (Cielo) gosta de seguir, acho que é um dos caras mais preparados. Foi uma escolha muito bem feita e espero que dê resultados. O importante neste momento é dar continuidade a um trabalho, pois a Olimpíada está chegando e a pressão irá aumentar”, afirmou Alberto Pinto da Silva, o Albertinho.

Albertinho, aliás foi o técnico de Cielo durante os momentos mais brilhantes de sua carreira, como o ouro olímpico dos 50m livre nos Jogos Olímpicos de Pequim e o bicampeonato mundial da distância em Xangai-2011.

E Albertinho pode falar com conhecimento de causa sobre o trabalho de Arilson Silva. Afinal, foi ele o responsável por levar o amigo para o Pinheiros no início de 2000 para trabalhar como seu assistente.

E não é só o longo tempo que passou no Pinheiros e também o longo tempo que leva que trabalhando na comissão técnica da seleção brasileira que credenciam Arilson, que iniciou a carreira como treinador em 1994 na categoria mirim do São Paulo Futebol Clube;

Em 2010, ele foi também o técnico principal do do A.D.N. Swim Project, um projeto na Itália com nadadores de elite. No ano passado, comandou as atividades do Centro Olímpico do Espírito Santo (COES). Arilson é também membro da Academia Brasileira de Treinadores do Instituto Olímpico Brasileiro do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

“O Ari é um cara muito bem preparado e a melhor opção para o Cesar, independentemente de ser brasileiro”, completou Albertinho.

Cielo e Arilson ainda não querem falar sobre a parceria. Julgam ser muito cedo para comentar o trabalho da equipe multidisciplinar que foi montada e conta ainda com o nutricionista Marcelo Saldanha Aoki, o médico Gustavo Magliocca, o fisiologista Charles Ricardo Lopes,  o preparador físico Andre Cunha e o fisioterapeuta Natan Cunha.