Topo

Thiago Pereira e Cesar Cielo voltam a unir forças. Agora em clube mineiro

Thiago Pereira e Cesar Cielo no Pan de Guadalajara, em 2011 - AFP PHOTO / ANTONIO SCORZA
Thiago Pereira e Cesar Cielo no Pan de Guadalajara, em 2011 Imagem: AFP PHOTO / ANTONIO SCORZA

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

11/03/2015 10h45

O nadador Thiago Pereira já tem um novo clube para defender no Brasil. O medalhista olímpico está de volta ao Minas Tênis Clube, agremiação que representou entre os anos de 2001 e 2010.

No clube mineiro, Pereira voltará a unir forças com Cesar Cielo. Os dois trabalharam juntos no PRO 16, um grupo de treinamento criado por Cielo e que teve fim em 2013. Em 2012, quando treinavam juntos em São Paulo, tiveram sucesso alcançando o pódio no Jogos de Londres.

A primeira competição de ambos defendendo o Minas será o Troféu Maria Lenk, que ocorrerá entre 6 e 11 de abril no Rio de Janeiro.

"Teremos os dois maiores nadadores do Brasil de todos os tempos. Esta é  nossa ideia. Montar uma equipe forte para disputar títulos e contar em nosso clube com atletas que sirvam de exemplo para a garotada", disse ao UOL Esporte, Carlos Antônio da Rocha Azevedo,  diretor de natação do Minas.

"Volto para o local onde tudo começou, em 2001. Foi no Minas Tênis Clube que ganhei minha maior projeção nacional e internacional na modalidade. Também será pela equipe que vou realizar o meu maior desafio, que é disputar a Olimpíada do Brasil, no Rio de Janeiro, em 2016", disse o nadador ao site do Minas.

Thiago Pereira estava sem clube desde janeiro deste ano, quando o Sesi-SP optou por não renovar o contrato do nadador. A principal justificativa foi o fato de o nadador ter se mudado para os Estados Unidos e estar treinando na UCLA, que conta com uma das melhores estruturas do país da América do Norte. Lá, treina sob o comando de Dave Salo e Jon Urbanchek.

O nadador seguirá com este esquema de trabalho pelo menos até o fim do Mundial de Kazan, entre 2 e 8 de agosto. Antes, em Toronto, buscará se tornar o maior medalhista da história dos Jogos Pan-Americanos.

Assim, Pereira e Cielo só devem treinar juntos no clube mineiro no segundo semestre.

Caso não tivesse acertado com o Minas, Pereira não poderia lutar por medalhas no Maria Lenk. Isso porque o regulamento da competição só permite a um atleta sem clube disputar as eliminatórias e não as finais. Seus tempos, entretanto, seriam válidos como índices para o Pan e Mundial.