Topo

Nadador do Corinthians consegue índice para o Mundial por um centésimo

Arthur Mendes não esperava conseguir anotar o índice para o Mundial de Kazan - Satiro Sodré / SSPress / CBDA
Arthur Mendes não esperava conseguir anotar o índice para o Mundial de Kazan Imagem: Satiro Sodré / SSPress / CBDA

Do UOL, em São Paulo

07/04/2015 14h00

As eliminatórias do Troféu Maria Lenk, na manhã desta terça-feira, ficaram marcadas pela forte chuva que caio no Rio de Janeiro e pela classificação apertada de Arthur Mendes, nadador do Corinthians. Ele fez 52s35 nos 100m borboleta e por um centésimo conquistou o índice que lhe garantiu um lugar no Mundial de Kazan, em julho.

O tempo surpreendeu o próprio Arthur, que não esperava conseguir uma marca tão boa. “Vim mais pra ajudar o clube, pois nadei pouco em piscina olímpica nos últimos meses. Estou surpreso e estou muito feliz. Coloquei meu nome na lista e agora é lutar para me manter nela à tarde”, declarou o nadador do Corinthians, que conquistou bronze nesta prova no Mundial Junior de Lima.

Arthur não foi o único que conseguiu índice para o Mundial dos Esportes Aquáticos de Kazan, sendo acompanhado de nomes de peso como o de Thiago Pereira, do Minas Tênis Clube, e Felipe França, do Corinthians. Ambos marcaram tempos suficientes para assegurar um lugar na Rússia, Felipe fez 2m11s56 e Thiago anotou 2m11s54, sendo que o tempo exigido é de 2m11s66.

Nas provas femininas, Etiene Medeiros e Daynara de Paula também conseguiram índice nos 100m borboleta. Apesar de marcar 58s52, o melhor tempo das eliminatórias, Etiene tem apenas a terceira melhor marca do país para o Mundial de Kazan, ficando atrás de Daynara (58s36) e Daiene Dias (58s49), as duas com marcas conquistadas em dezembro do ano passado.

Também foram carimbadas vagas para o Mundial Júnior de Cingapura. Nos 100m borboleta Vinícius Lanza, do Minas Tênis, melhorou em 18 centésimos seu tempo. Na mesma prova, Henrique Painhas, do Curitibano, anotou 53s99 e também colocou seu nome entre os classificados.