Topo

Bruno Fratus faz 2º melhor tempo do ano nos 50m e bate Cielo em final

Satiro Sodre/SSPress
Imagem: Satiro Sodre/SSPress

Do UOL, em São Paulo

08/04/2015 17h40

Bruno Fratus confirmou o seu grande momento e conquistou na tarde desta quarta-feira a medalha de ouro dos 50m livre no Troféu Maria Lenk de Natação, no Rio de Janeiro, desbancando Cesar Cielo.

O atleta do Pinheiros fez a segunda melhor marca do ano na distância, com 21s74. Cielo ficou com a prata ao terminar com 21s84.

Pela manhã, Fratus já havia superado o rival nas eliminatórias ao terminar a prova em 21s91. Até então aquele era o segundo melhor tempo de 2015. A liderança do ranking pertence ao francês Florent Manaudou, com 21s57.

A final foi marcada por uma pequena confusão, que deixou um suspense no ar após os atletas completarem a prova. O placar não registrou o tempo de Fratus, e em um primeiro momento a vitória foi creditada a Cielo. Depois de alguns segundos, veio a correção e a vitória de Fratus. A terceira colocação ficou com Alan Vitória, que registrou o tempo de 22s28.

"Não há uma motivação em bater o Cesar. O Cesar é um excelente atleta. Tenho sorte de ter ele como rival em competições nacionais", disse Fratus.

"Foi uma prova muito fraca, na verdade. Com esses tempos, não poderemos fazer muita coisa no Mundial. É até difícil falar o que não deu certo. Fiquei a mais de meio segundo do meu melhor tempo", disse Cielo. 

Com os resultados na final, Fratus e Cielo asseguraram os índices para o Mundial de Desportos Aquáticos de Kazan (RUS), em agosto. 

"Eu não raspei aqui. Dá para fazer um tempo bem melhor em Kazan", disse Fratus que não participou do Mundial de Barcelona em 2013 pois se recuperava de uma cirurgia no ombro direito.

"Nem lembro que operei. Vou nadar por Barcelona e Kazan neste Mundial", completou.

Thiago Pereira domina os 400m medley e novato faz índice

Na final dos 400m meldey, Thiago Pereira confirmou seu favoritismo e conquistou a medalha de ouro com o tempo de 4min13s94. A marca é a terceira melhor do mundo em 2015.

A surpresa ficou por conta de Brandonn Pierry Cruz de Almeida, de apenas 18 anos. Ele ficou com a medalha de prata e a segunda vaga no Mundial de Kazan ao fechar a prova em 4min15s82. Na terça-feira,  ele havia quebrado o recorde dos 1.500m.

Joanna Maranhão garante mais um índice

A pernambucana, que já tinha vaga no Mundial na prova dos 200m medley, assegurou um lugar nos 400m meldey ao fazer 4min40s57 na final e ficar com a medalha de ouro. Ela está defendendo o Pinheiros.