Topo

Phelps volta a competir após suspensão e vai a final com melhor tempo

Michael Phelps durante sua prova no Grand Prix de Mesa, no Arizona - AP Photo/Matt York
Michael Phelps durante sua prova no Grand Prix de Mesa, no Arizona Imagem: AP Photo/Matt York

Do UOL, em São Paulo

16/04/2015 15h40

Michael Phelps fez nesta quinta-feira seu retorno às competições após cumprir seis meses de suspensão impostos pela federação americana (USA Swiiming) após ser flagrado dirigindo bêbado em outubro do ano passado. E logo em sua primeira prova, os 100m borboleta, o maior nadador da história avançou à final do Grand Prix de Mesa (EUA) com o melhor tempo das eliminatórias.

Phelps registrou o tempo de 52s92 em sua bateria. A marca está bem longe da melhor do ano, que é de 51s37, e foi registrada pelo polonês Konrad Czerniak. A final da prova está marcada para a noite desta quinta-feira.

Aos 29 anos, o nadador se diz bastante motivado para disputar a Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016. 

"Estou pensando sim no próximo ano. Penso que não é muito difícil de saber porque resolvi voltar a nadar", disse o americano, que havia anunciado a sua aposentadoria após os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Como parte da punição por ter sido pego dirigido embriagado, Phelps foi excluído da equipe americana que disputará o Mundial de Kazan (RUS), em agosto.

"Eu realmente adoro estar nestas viagens. É por isso que doi saber que não poderei competir no Mundial", afirmou Phelps.

Apesar de ter sido excluído da equipe americana, a Federação Internacional de natação (Fina) estuda a possibilidade de dar um convite para ele competir na Rússia.

"Podemos dar um outro status a ele porque ele é o maior atleta da histórias. Podemos fazer o que quiser. Ele é o número 1", disse Cornel Marculescu, diretor executivo da Fina.