Topo

Folga, força e novo corte de cabelo: o futuro da campeã mundial Ana Marcela

Guilherme Costa

Do UOL, em Kazan (Rússia)

01/08/2015 12h29

Ela foi a primeira medalhista brasileira no Mundial de esportes aquáticos realizado em Kazan – bronze nos 10km, com direito a conquista de vaga olímpica. Depois, obteve uma prata na equipe mista de 5km e levou a bandeira verde-amarela a um inédito topo do pódio no torneio – ouro na manhã deste sábado (01), nos 25km. A participação de Ana Marcela Cunha na competição disputada na Rússia esteve próxima da perfeição, mas a nadadora baiana, 23 anos, teve pouco tempo para pensar no assunto. A pouco mais de um ano da Rio-2016, o foco já mudou e inclui uma lista com férias, fortalecimento e um novo corte de cabelo.

O ouro nos 25km foi a sexta medalha de Ana Marcela em Mundiais – ela já havia sido campeã na prova em 2011, em Xangai. Não há outra atleta brasileira com mais láureas individuais em competições desse porte. "Eu nem sabia. Todo mundo treina para ser o melhor, e isso é reflexo do que a gente faz. Não tem nada mais gratificante do que a medalha", disse a atleta depois da conquista em Kazan.

O próximo passo na trajetória de Ana Marcela até os Jogos Olímpicos de 2016 é a etapa da China da Copa do Mundo de maratona aquática, marcada para 11 de outubro. No entanto, ela não estará sequer perto do auge quando entrar na competição. Ao contrário, aliás: o evento será como um treinamento para a brasileira.

Antes de pensar em treinamento, Ana Marcela deve ter férias. O período ainda não está fechado, mas o técnico dela, Fernando Possenti, cogita dispensar a atleta por até 14 dias após a participação no Mundial. "Mas só dez de descanso, mesmo. Nos outros, ela já começaria a fazer algumas atividades fora da água", avisou ele.

"A gente tem a Copa do Mundo, mas também tem os Jogos Olímpicos. Eu vou treinar para isso e vou fazer os melhores treinos possíveis, mas quem sabe uma folguinha? Eu estou merecendo agora", disse Ana Marcela. A folga após Kazan será a última da atleta antes da Rio-2016.

Quando voltar aos treinos, Ana Marcela deve dar ênfase ao fortalecimento muscular. A nadadora sequer treina para os 25km – a prova que ela mais trabalha é a de 10km, que é olímpica –, e a avaliação de Possenti é que ela tem massa, mas precisa desenvolver a explosão.

"Quem tem força não é apenas a pessoa que tem massa muscular, mas aquele que consegue fazer várias barras, por exemplo", disse Possenti. Na visão do treinador, a velocidade é um grande diferencial de Ana Marcela – como ela compete em provas de longa distância, as rivais costumam ter trabalhos mais focados apenas em resistência.

Outro plano de Ana Marcela antes dos Jogos Olímpicos é um novo corte de cabelo. Depois de um período com fios mais longos e sem tintura, a brasileira disputou o Mundial de Kazan com um visual moicano e laterais coloridas.

Questionada se o corte podia virar uma espécie de amuleto para a Rio-2016, Ana Marcela avisou que não: "Em relação ao cabelo, sempre tem de ter uma surpresa. Vamos ver o que vai acontecer da próxima vez, mas não é sorte – é trabalho. Como diz o Muricy [Ramalho, técnico de futebol], é trabalho. Não acredito muito em sorte, não".