Topo

Atleta de 12 anos nada sozinho e é aplaudido em prova do Mundial de Kazan

Ahnt Khaung Htut, nadador de Myanmar, nadou sozinho e foi bastante aplaudido - Guilherme Costa/UOL
Ahnt Khaung Htut, nadador de Myanmar, nadou sozinho e foi bastante aplaudido Imagem: Guilherme Costa/UOL

Guilherme Costa

Do UOL, em Kazan (Rússia)

02/08/2015 07h53

Ser aplaudido por arquibancadas cheias em um estádio de futebol com capacidade para 45 mil pessoas não é para qualquer um. Para um garoto de 12 anos, então, é um cenário ainda mais raro. Ahnt Khaug Htut conseguiu tudo isso logo no primeiro dia do Mundial de esportes aquáticos de Kazan (Rússia), na eliminatória dos 100m peito. Para o nadador de Mianmar, a experiência teve ainda um bônus: ele teve toda a piscina (e todos os holofotes) na primeira bateria da prova – não havia concorrentes.

"Foi incrível de se ver", disse Htut, cara de criança e jeito tímido. "Eu amo estar na água e estou muito feliz por estar aqui".

A primeira bateria dos 100m peito tinha três nadadores inscritos, mas apenas Htut caiu na água. Nos últimos metros, o atleta de Mianmar foi aplaudido pelas pessoas que estavam na Kazan Arena. "Fiquei nervoso, mas no fim eu gostei", relatou.

Htut começou a nadar aos seis anos. É fã do chinês Sun Yang, medalhista de ouro nos 400m livre e nos 1.500m livre dos Jogos Olímpicos de Londres-2012.

"Eu nado as mesmas provas que ele, mas quebrei a mão há alguns meses e não pude disputar aqui", contou o garoto. A lesão aconteceu em abril, quando Htut corria ao redor da piscina. Depois de um escorregão e de uma queda, ele ainda tem duas cicatrizes no antebraço esquerdo.

Em Kazan, Htut terminou os 100m peito em 1min16s13. Foi o 74º (e antepenúltimo) tempo da eliminatória, que teve como líder o britânico Adam Peaty (58s52). Os brasileiros Felipe França (59s56, quinto lugar) e Felipe Lima (1min0026, 14º lugar) avançaram às semifinais da prova.

"Foi meu melhor tempo", comemorou Htut. O nadador de Mianmar só esteve no Mundial por ter sido convidado, mas já faz planos mais ousados: "Quero estar nos Jogos Olímpicos de 2020".