Topo

Brasileiro supera "erro feio" e avança às semifinais no Mundial de Kazan

Mesmo com erro feio na saída, Marcelo Chierighini conseguiu vaga na semifinal dos 100m livre - Satiro Sodre/SSPress
Mesmo com erro feio na saída, Marcelo Chierighini conseguiu vaga na semifinal dos 100m livre Imagem: Satiro Sodre/SSPress

Guilherme Costa

Do UOL, em Kazan (Rússia)

05/08/2015 06h42

Mesmo entre os atletas frustrados ou desapontados com o desempenho em uma prova, é raro alguém ser tão assertivo quanto o brasileiro Marcelo Chierighini foi nesta quarta-feira (05). Apesar de ter obtido vaga nas semifinais dos 100m livre do Mundial de esportes aquáticos de Kazan (Rússia), ele revelou ter cometido um “erro feio” na saída da prova.

“Errei feio. Acho que eu nunca tinha feito isso na minha vida, mas caí com o braço aberto, todo estranho. Estou surpreso que eu tenha conseguido um 48s92, ainda. Saí muito atrás de todo mundo”, disse o brasileiro após a prova.

Chierighini nadou na 11ª entre 12 baterias. Terminou em quinto num percurso liderado pelo canadense Santo Condorelli (48s77) e fechou a seletiva com a 15ª marca – os 16 melhores avançavam às semifinais.

“Eu ainda tenho muita margem para melhorar, mas esse erro não pode acontecer nunca. Não sei por que fiz isso. Talvez por ser eliminatória, mas não sei. Para falar a verdade, a prova foi horrível”, avaliou o brasileiro.

Matheus Santana, o outro brasileiro na seletiva, teve um desempenho melhor: nadou os 100m livre em 48s81 e fechou a etapa com a 12ª marca: “Acho que fiz uma boa prova. Fiz uma boa parcial, nadando bem tranquilo, fiz uma boa virada e voltei um pouco crescente. No finalzinho ali, nos últimos cinco metros, deu para relaxar”.

O melhor tempo da eliminatória foi do chinês Ning Zetao (48s11), seguido pelo australiano Cameron McEvoy (48s33). A conta dos brasileiros é que será preciso nadar em pelo menos 48s baixo para obter uma vaga na decisão da prova.

Outros quatro nadadores brasileiros também avançaram às semifinais nesta quarta-feira. Etiene Medeiros (50m costas), Joanna Maranhão (200m borboleta), Henrique Rodrigues e Thiago Pereira (ambos dos 200m medley) conseguiram vagas nas provas seguintes.

A única eliminação brasileira na manhã desta quarta-feira em Kazan aconteceu no revezamento 4x100m medley misto. O conjunto formado por Daynara de Paula, Felipe Lima, Daiene Dias e João de Lucca foi o nono colocado na série classificatória.