Topo

Nadadora da Zâmbia passa mal e sai carregada da piscina no Mundial de Kazan

Tilka Paljk (em foto de 2014) precisou ser retirada de maca de piscina em Kazan - Quinn Rooney/Getty Image
Tilka Paljk (em foto de 2014) precisou ser retirada de maca de piscina em Kazan Imagem: Quinn Rooney/Getty Image

Guilherme Costa

Do UOL, em Kazan (Rússia)

06/08/2015 08h15

A nadadora Tilka Paljk, 18, deu um susto em quem acompanhava o Mundial de esportes aquáticos de Kazan (Rússia) nesta quinta-feira (06). Após ter fechado em sexto lugar a primeira bateria eliminatória dos 200m peito, a atleta de Zâmbia passou mal e teve de ser retirada de maca.

Segundo a Fina (Federação internacional de esportes aquáticos), Paljk teve uma crise de hiperventilação. Ela foi conduzida de maca entre a área da piscina e o ambulatório da Kazan Arena, passou por uma avaliação no local e está bem.

Paljk começou a treinar natação como forma de extravasar depois da morte da mãe e teve de se mudar para a África do Sul quando passou a competir em alto nível. Apesar de não viver mais na Zâmbia, foi eleita a melhor do país na modalidade nos últimos dois anos.

A prova dos 200m peito foi liderada pela japonesa Kanako Watanabe, que nadou o percurso em 2min23s29. Paljk fechou com 2min55s98, o 46º tempo, e acabou alijada das semifinais.

Os brasileiros Thiago Simon (29º colocado, 2min14s28) e Felipe França (38º colocado, 2min16s13) também foram eliminados nesta quinta-feira, na prova preliminar dos 200m peito. O alemão Marco Koch (2min09s12) fez o melhor tempo.

Em compensação, o brasileiro Leonardo de Deus avançou às semifinais dos 200m costas, prova em que não é especialista. Ele nadou em 1min57s73 e amenizou um pouco a frustração de ter ficado fora da prova final dos 200m borboleta.

“Estou bem cansado, mas queria ver como estava me sentindo. No 200m borboleta eu vacilei na semifinal, e então estava um pouquinho mordido. Vim para essa eliminatória para dar a vida, mesmo”, contou o nadador.