Topo

Manaudou treina em time de handebol para "recuperar prazer pelo esporte"

Lee Jin-man/AP Photo
Imagem: Lee Jin-man/AP Photo

Do UOL, em São Paulo

27/09/2016 11h10

O campeão olímpico em Londres e medalhista de prata no Rio de Janeiro Florent Manaudou diminuirá a intensidade de seus treinamentos de natação para se dedicar a  outro esporte: o handebol.

O campeão olímpico dos 50 m livre em 2012, que bateu o brasileiro Cesar Cielo naquela Olimpíada, disse em entrevista à agência de notícias AFP e em postagem posterior nas redes sociais, o francês explicou que começou a treinar com o time Aix Handball, da segunda divisão francesa, e que, com isso, mudará sua rotina na natação. Ele citou ainda que se inspira em outros atletas para tomar a decisão, como Michael Phelps. 

“Saindo do ciclo de quatro anos coroados com medalhas olímpicas, quero me preservar e ainda assim ter o prazer que tem sido meu motor principal nesses oito anos. Por isso eu decidir fazer um parênteses do meu treinamento triplo diário (2 sessões de natação e uma de musculação), seguindo como um nadador em ativa, mas que competirá em certas competições este ano”, comentou.

Segundo ele, o handebol o ajudará a recuperar o prazer pelo esporte. “Não tenho outra ambição a não ser dar o meu melhor e encontrar uma fonte de prazer diferente. Comecei a treinar com o segundo time do clube Aix Handball, porque larguei o esporte coletivo muito cedo como complemento da natação”, contou.

A pressão envolvida em treinamentos da natação e a cobertura na mídia foram outros fatores que o levaram a optar pelo handebol. “O sistema que treino supõe grande pressão da mídia e não quero que isto tire minhas oportunidades de um dia ganhar outra medalha olímpica pela França. Quero me proporcionar as condições para me recuperar. Mas ao mesmo tempo quero encontrar a inspiração com práticas que me atraem mais e ao máximo”, explicou.

Além da entrevista à AFP, o francês se pronunciou por meio de seu Facebook em uma longa explicação à imprensa.

“Desde os Jogos do Rio, eu comecei a pensar como seria minha vida diária e meus desejos mais profundos no esporte. Dois Jogos e oito anos se passaram. Em acordo com meu clube, o CN Marseille, o presidente e o treinador, eu decidi manter minha licença do clube. No entanto, eu ainda pensei sobre minha irmã, Laure, Camille Muffat e mais recentemente sobre Yannick Agnel. Eu ainda relembrei as lições de Anthony Ervin e como Michael Phelps levou sua carreira.

Esses exemplos me levaram a não tomar decisões radicais ou continuar no esporte sem prazer e pelas razões erradas. Então eu decidi fazer uma pausa nas minhas três sessões diárias de treinamento, enquanto eu continuo como nadador e competirei em algumas competições este ano.

Ao mesmo tempo, eu quero encontrar inspiração em esportes que me atraem até o final. Para acabar com as especulações, eu comecei a treinar no time de handebol Aix Handball, porque eu desisti muito cedo desse esporte que eu gostava tanto. Eu não tenho nenhuma ambição a mais que não seja o melhor para mim e encontrar uma fonte diferente de prazer.
O sistema para o qual eu fui causa grande pressão da missa e não é isso que eu quero para que eu tenha a chance de dar outra medalha olímpica para a França. Então eu quero me proporcionar condições de renovar.

Minha posição me fez ter acesso a diferentes áreas como negócios, comédia, música, gastronomia. Quero explorar as áreas que me atraem.

Eu honrarei mais ainda os parceiros que confiaram em mim até agora e me dedicar às empresas que eu sou um acionista (o restaurante O WINEVEN piscina e plataforma de treinamento)”.