Topo

Phelps deu conselho a Lochte dois dias antes de escândalo na Rio-2016

Michael Phelps e Ryan Lochte competem juntos há mais de uma década - REUTERS/Marcos Brindicci
Michael Phelps e Ryan Lochte competem juntos há mais de uma década Imagem: REUTERS/Marcos Brindicci

Do UOL, em São Paulo

28/09/2016 10h38

Michael Phelps teve sua cota de polêmicas durante a carreira na natação, todas elas do lado de fora das piscinas. Experiente e centrado aos 31 anos, ele deu conselhos a Ryan Lochte no Rio de Janeiro dias antes de Lochte e outros três americanos se envolverem em uma confusão num posto de gasolina que o quarteto mentiu ao dizer que foi um assalto à mão armada.

“Eu falei com ele por volta de dois dias antes sobre não fazer nada de errado. Eu disse para ele, ‘mantenha sua cabeça no lugar, se divirta’”, lembrou Phelps em entrevista publicada pela Associated Press.

Lochte, 32 anos e adversário de Phelps durante toda sua carreira, não ouviu o companheiro de seleção americana de natação e protagonizou com Gunnar Bentz, Jack Conger e Jimmy Feigen o momento olímpico mais comentado que não tinha relação com os jogos. Os quatro fizeram uma bagunça em um posto de gasolina e se envolveram em confusão com o segurança do local, mas depuseram para polícia que haviam sido assaltados e ameaçados no local.

A polícia brasileira identificou o falso testemunho e chamou os nadadores para prestarem esclarecimentos. Lochte, no entanto, já tinha deixado o país. Pela cena que causaram no Brasil, ele e seus três parceiros foram suspensos e excluídos da visita que a equipe de natação dos EUA faria à Casa Branca.

Apesar do escândalo, Lochte continua em cena nos Estados Unidos como participante do reality show "Dancing With the Stars", programa que sofreu com manifestantes que invadiram o estúdio protestando contra o nadador, a quem chamaram depois de "um covarde, mentiroso e, sob a lei brasileira, um criminoso".